sexta-feira, junho 25, 2010

EDGARD PANÃO e "OS CONVENCIDOS DA VIDA"



"OS CONVENCIDOS DA VIDA" de Edgard Panão, com as chancela das Edições MinervaCoimbra,
é o mais recente ensaio do autor apresentado por Mário Nunes, na Livraria Minerva.

Edgard Panão, Isabel de Carvalho Garcia, Mário Nunes
Numa sala cheia, a sessão  foi iniciada por Isabel de Carvalho Garcia que apresentou o autor tecendo-lhe os maiores elogios, por toda a sua longa carreira  profissional (professor e autarca), ao ser humano de excelência que é, e que foi também testemunhado pela leitura de um texto de Maria de Lourdes Breu.

Isabel Gacia referiu ainda que" Edgard Panão, enquanto escritor, tem um estilo fluente e raciocínio prático abordando desde os temas mais simples aos mais elaborados, em que se destacam temas religiosos, filosóficos, políticos e de antropologia geral e cultural do País."
Terminou acrescentando que "De uma forma isenta, objectiva e pedagógica, Edgard Panão com uma ironia que lhe é característica e que transparece na sua escrita, propõe-nos sempre uma serena reflexão sobre as matérias que aborda".
Mário Nunes na sua apresentação evocou José Saramago, e fez uma breve reflexão sobre o futuro do livro e dos direitos de autor perante as novas tecnologias. Elogiou as Edições MinervaCoimbra, pelo seu percurso de 25 anos em prol da cultura e pela liderança em Portugal das publicações na área da Comunicação Social, num período tão difícil, para as pequenas e médias empresas, especialmente na edição.

Acerca do autor referiu que
" O Dr. Edgard Panão mantém uma vitalidade intelectual deveras impressionante, bem testemunhada na grandeza e diversidade literária e histórica expressa na obra escrita e publicada, que evidencia a capacidade e qualidade dos textos que oferece ao leitor e à sociedade. Há nela um forte pendor de investigação, de análise, de interpretação, de crítica e de síntese, que nos transporta, saudavelmente, para um estimado universo de valores, fruto de muito estudo, associado a inquestionável experiência e a produtivo saber nas diversas áreas culturais.
O título constrói uma rede de valores semeada de vivências, uniformemente vividas, e que no desenrolar das “aulas” do Professor Paracleto, tendem a clarificar ideias e a incentivar um “córtex”, tantos anos “adormecido”, por mor da imposta maneira de estar e viver a vida sem chatezas de pensar."
O autor aproveitou para fazer humor à volta da ironia que lhe é atribuída lendo um texto escrito para o efeito.


Edgard Panão nasceu em Penela mas desde criança que vive em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História no Liceu José Estevão em Aveiro e no Liceu Nacional de Leiria, director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito), Angola, responsável pelos Serviços de Educação em Dili, Timor, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro.

Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006), “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), "Os Trautos de Miranda" (2008), "Comentário - O outro lado da coisa" (2009), "Os convencidos da Vida" (2010), estes cinco últimos livros com a chancela das Ediçõs MinervaCoimbra.

Sem comentários: