sábado, março 20, 2010

[Coimbra] Lançamento: O PRIMADO DA RAPOSA



As Edições MinervaCoimbra e o Autor
têm o prazer de convidar V. Exa
para o lançamento do livro

O PRIMADO DA RAPOSA
uma anatomia do trabalho renovado

de João Vasco Coelho


A apresentação será feita pelo Eng. Gonçalo Quadros
(CEO da Critical Software).


A sessão realiza-se no dia 20 de Março de 2010, pelas 16H00,
na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52
(Bº Norton de Matos) em Coimbra.




A mudança é apresentada, nos dias de hoje, como imperati­vo de acção incontornável. Nunca tantos falaram da neces­sidade de mudar, e nunca tão poucos se aproximaram da alquimia perfeita para diminuir a sua prevalência no mapa das tormentas globais. A tónica do discurso dominante centra-se na valorização da capacidade de adaptação face ao imprevisto, à gestão do acon­tecimento imprevisto. Nada parece sobreviver muito tempo, e os locais de trabalho não são, aparentemente, uma excepção.


O "Primado da Raposa" toma o imperativo de mudança como contex­to, e oferece uma análise centrada na vivência da transição nos espa­ços de trabalho contemporâneos, contendo, a título de concretização prática, a apresentação de um estudo de caso, centrado na evolução histórica de uma grande empresa portuguesa. A metáfora da "raposa" do ensaísta Isaiah Berlin (1953) é utilizada como óculo para a descodifi­cação dos tropismos da "vida" que procura subsistir além dos números e das matizes do "desenvolvimento" de uma empresa/organização.


Trata-se de uma temática actual que interessará, por certo, a estudantes de ciências sociais, economistas, sociólogos, psicólogos, gestores, direc­tores e quadros de empresas, e a qualquer interessado pelas questões afectas ao comportamento e gestão de carreira nos contextos contem­porâneos de trabalho. Trata-se de um estudo "híbrido", que recolhe con­tributos de diversos domínios disciplinares, inseridos na área da Gestão e Economia, da Sociologia, e da Psicologia Social e Organizacional.




João Vasco Coelho (1979), no essencial, tem tentado. Licenciado (BSc) em Psi­cologia pela Universidade de Coimbra (2003). Mestre (MSc) em Sociologia do Trabalho e das Organizações pelo Instituto Superior de Ciências do Tra­balho e da Empresa (ISCTE), com tese subordinada à temática da experiência subjectiva da mudança em contexto de reestruturação empresarial (2007). É investigador associado (Master Re­searcher) do Centro de Estudos e Inves­tigação em Sociologia do ISCTE, e HR Manager na Critical Software.
Blogger (
http://www.starjamming.blogspot.com), melómano convicto, tem publi­cado micro-narrativas e prosa poética, enquanto empresta alento ao seu inter­esse pelas questões da mudança e tran­sitoriedade no espaço organizacional, entre actividades de consultoria e inves­tigação, escrita de artigos e participação em conferências nacionais e internacio­nais. Colaborou, neste contexto, com as agências de consultoria Deloitte & Tou­che, GMS, VP Consulting e MyChange.

Sem comentários: