domingo, dezembro 13, 2009

Os cinco sentidos reais

Hernâni Pombas Caniço, Fernando Rovira, Silvina Baptista
e Isabel de Carvalho Garcia


As Edições MinervaCoimbra promoveram o lançamento do mais recente livro de poesia de Silvina Martins Baptista, “Os cinco sentidos reais”.


A apresentação esteve a cargo de Fernando Rovira, também autor do prefácio, para quem “a poesia, que é sobretudo um trabalho intelectual, e o imaginativo aplicado às artes manuais, servidos por uma personalidade forte que por vezes se dilui numa modéstia que a esconde aos nossos olhos, fazem de Silvina Baptista, natural desse Algarve-maravilha que tão talentosos poetas tem dado a Portugal, um nome mais a acrescentar à plêiade dos seus conterrâneos.

O apresentador da obra revela ainda que, ao conhecer Silvina Baptista, se apercebeu de duas coisas: “em primeiro lugar, é que não estava em presença de uma poetisa de cariz meramente popular, das que se preocupam tão-só com um rimado fácil e sem originalidade, enxertado em quadrazinhas pobres e toscas. Pelo contrário, Silvina Baptista denotava, quer no aspecto formal, quer na expressividade vocabular, uma cultura poética avançada; em segundo lugar, o seu jeito ímpar para dizer poesia, que é um dom que não está ao alcance de qualquer, ainda que grande poeta”.

O livro “Os cinco sentidos reais” divide-se em três partes: poesia, teatro e poemas-meditar. “Em todos os poemas sentimos emergir a sua personalidade forte, o modo de ser simples, a honestidade intelectual, um optimismo perante a vida, marcando sempre um lugar de combate entre os mais fracos, os injustiçados e os marginalizados que são o Povo a que ela se orgulha de pertencer”, afirma ainda Fernando Rovira.

Na sessão, para além dos muitos amigos e familiares que encheram por completo a Livraria Minerva, participou também Hernâni Pombas Caniço, médico de família de Silvina Baptista.

































Sem comentários: