quarta-feira, outubro 14, 2009

O ABADE JOÃO em Pereira



Integrada no programa das comemorações do 18.º Aniversário da Reelevação de Pereira a Vila, vai decorrer no Celeiro dos Duques de Aveiro (Pereira), a apresentação do áudio-livro “O Abade João”, de Lurdes Breda, André Caetano e Jorge Brito, editado pelas Edições MinervaCoimbra.

A sessão realiza-se no dia 16 de Outubro, pelas 22h00 horas, e contará com a participação do Grupo de Teatro “O Celeiro”, seguida de uma sessão de autógrafos.


Acerca da obra: “Que a Glória de Deus Nosso Senhor e a mercê de S. João estejam convosco, neste dia de grã fé, mas igualmente de grão amargor para os nossos corações… Com os vossos próprios olhos e os vossos próprios ouvidos, fostes testemunhas da cruel represália, anunciada por aquele, a quem eu quis como a um filho. Seremos tão valorosos quanto pudermos, na batalha que se avizinha, todavia, os sarracenos, aos milhares, invadem estes campos do Mondego (…)”.

Este livro — O Abade João — pretende divulgar, de forma particular, uma lenda de Montemor-o-Velho (século IX), que ainda hoje povoa o imaginário de crianças e adultos desta região, conhecida pela Lenda do Abade (Beneditino do Mosteiro de Lorvão).

Esta obra infanto-juvenil tem como objectivo principal a divulgação, em termos históricos e patrimoniais, de uma das mais importantes lendas do concelho de Montemor-o-Velho. Introduz, ainda, as vertentes lúdica (com ilustrações inerentes ao conteúdo da história e a composição de temas musicais originais) e pedagógica (com pormenores históricos relativos à época da reconquista cristã, a alusão a alguns dos povos que habitaram a Península Ibérica e informação acerca da Capela de Nossa Senhora de Seiça e do Castelo de Montemor-o-Velho, para além de um pequeno glossário da obra).

O CD conta com a participação especial do Dr. Sansão Coelho na narração da epopeia d’ “O Abade João”. Os textos pedagógicos têm a voz do professor Álvaro Caetano.


Acerca dos autores:

Lurdes Breda (texto) nasceu em Montemor-o-Velho, em 1970. Frequenta o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses, da Universidade Aberta. Foi premiada em diversos certames literários nacionais e internacionais e, entre a edição e a co-edição, possui editadas as seguintes obras: “O misterioso falcão de jalne”, “Asas de vento e sal”, “Zuleida, a princesa moura”, “Contos com Vinho Madeira – Cultura Madeirense na Forma Líquida”, “Na face do luar”, “Folhas ao Vento”, “Casa lembrada, Casa Perdida”, “A Nuvenzinha Cor-de-Farinha” e “O Duende Barnabé e as Cores Mágicas”.
Mais sobre Lurdes Breda em http://lurdesbreda.wordpress.com.

André Caetano (ilustrações) nasceu em Coimbra, em 1983. É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra, desde Julho de 2006, tendo, nesse mesmo ano, entrado como bolseiro para o Instituto Pedro Nunes, onde trabalhou como designer. Tem participado regularmente em várias exposições, com trabalhos de desenho e pintura. Em Dezembro de 2008 ilustrou a obra de Cristóvão de Aguiar “Cães Letrados”, publicada pela Calendário das Letras. Expôs os originais na Casa dos Açores, em de Março de 2009.
Mantém, desde 2005, um blogue de ilustração em http://boredomsketch.blogspot.com.

Jorge Brito (música, voz e produção) nasceu em Coimbra, em 1967. Integrou algumas bandas de garagem e participou em concursos, num percurso de pop, rock, jazz e blues. Começou também a compor, trabalhando no seu pequeno estúdio de gravação. De 2001 a 2003 actuou como músico privativo do antigo Hotel Meliá Confort, em Coimbra, numa formação de trio. Em 2004, através da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Montemor-o-Velho), começou a fazer a montagem e produção áudio e vídeo, em projectos, nos quais, entre outros, colaboram Lina Carregã e Lurdes Breda. Faz, actualmente, parte das bandas “Impacto” e “Vintage”.
Mais informação em http://sites.google.com/site/britusspace.



Acerca do Grupo de Teatro “O Celeiro”:

“O Celeiro” foi criado a partir da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira. Associação sem fins lucrativos, com sede no Lugar e Freguesia da Vila de Pereira, Concelho de Montemor-o-Velho. Surge para proporcionar à comunidade um espaço de diálogo artístico, formação e debate, oferecendo uma programação cultural capaz de conquistar novos públicos de teatro. Pretende manter as raízes populares e tradicionais, que trazem o enriquecimento aos habitantes e a promoção da Vila de Pereira.




Integrada no programa das comemorações do 18.º Aniversário da Reelevação de Pereira a Vila, decorreu no Celeiro dos Duques de Aveiro (Pereira), a apresentação do áudio-livro “O Abade João”, de Lurdes Breda, André Caetano e Jorge Brito, editado pelas Edições MinervaCoimbra.

Esta sessão contou com a participação do Grupo de Teatro “O Celeiro”, cujo director Sílvio Carvalho abriu a sessão, apresentando o grupo e os elementos que iniciaram a noite com a representação da peça "a Viagem".

Seguidamente, alguns dos elementos deste Grupo de Teatro apresentaram breves passagens do livro "O Abade João" (a personagem do Abade coube a Nuno Carvalho) que antecedeu
a apresentação do livro com intervenções do Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Pereira, António Ferreira Pedro, da editora, Isabel de Carvalho Garcia, dos autores (Lurdes Breda-texto e André Caetano-ilustração), sendo a sessão encerrada pelo vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, António Girão.

Seguiu-se uma participada sessão de autógrafos.



















Sem comentários: