segunda-feira, junho 08, 2009

Livraria Minerva acolheu duas sessões de lançamento

A Livraria Minerva acolheu recentemente as sessões de lançamento dos livros “Soure, Família, Matrimónio e Sociedade” de Fernando Tavares Pimenta e “Os lugares cativos” de José Jorge Letria e “Fragmentos de um fascínio. Sete ensaios sobre a poesia de José Jorge Letria” de Teresa Carvalho e Carlos A. Martins de Jesus.

As obras foram apresentadas por Guilhermina Mota, António Vilhena e Maria do Céu Fialho, respectivamente, em duas sessões que contaram com a presença dos autores.

“Fragmentos de um fascínio. Sete ensaios sobre a poesia de José Jorge Letria” reúne sete ensaios, alguns dos quais já publicados em revistas dispersas, que têm a poesia de José Jorge Letria como objecto comum de reflexão. São exercícios de entendimento literário que procuram dar conta de um duplo fascínio: o do poeta por luminosidades várias (da luz da Antiguidade Grega aquela que a experiência fulgurante do Verbo liberta); o dos autores por uma obscuridade que desafia à leitura e interpela como interrogação.

Por seu turno, na poesia de “Os lugares cativos” José Jorge Letria mostra janelas diversas abertas pela riqueza de um imaginário tornado escrita versátil, consoante cada um desses lugares-tempos, em consonância com a procura, encontro e desencontro de quem escreve.

Finalmente, na área da história social, “Soure, Família, Matrimónio e Sociedade” de Fernando Tavares Pimenta constitui um ensaio na área da história social, nomeadamente da história da família, e tem como objecto a relação entre comportamentos nupciais e familiares e a estrutura social de um centro de funções urbanas, mas num contexto fundamentalmente rural, a vila de Soure.


“Os lugares cativos” de José Jorge Letria
“Fragmentos de um fascínio. Sete ensaios sobre a poesia de José Jorge Letria” de Teresa Carvalho e Carlos A. Martins de Jesus











“Soure, Família, Matrimónio e Sociedade” de Fernando Tavares Pimenta






Sem comentários: