quarta-feira, junho 03, 2009

Com chancela das Edições MinervaCoimbra, livro infantil em tinta e braille inédito em Portugal

Isabel de Carvalho Garcia, Daniela Santiago e Carlos Lopes


As Edições MinervaCoimbra assumem mais uma vez estatuto pioneiro no mundo editorial nacional ao lançarem o primeiro livro infantil com impressão em tinta e em braille. Da autoria de Daniela Santiago, o livro conta com ilustrações de Virgílio Santos, e intitula-se “O Caramelo da Leonor”.


Com a chancela das Edições MinervaCoimbra acaba de ser editado o livro “O Caramelo da Leonor”, uma história infantil de autoria da jornalista da RTP Daniela Santiago, que tem o mérito de ser impresso a tinta e em braille, o que é inédito no panorama editorial português.

Efectivamente, segundo investigações efectuadas pela própria autora não existem livros com esta dualidade publicados em Portugal. No lançamento, em Lisboa, Daniela Santiago referiu que teve esta ideia quando viu um colega da RTP, invisual, a tatear o rosto da filha, de colo, para ver a expressão que ela ía tendo ao longo de uma conversa.

Daniela Santiago, sensibilizada, pensou que os pais invisuais não podem ler histórias aos seus filhos, nem os meninos invisuais têm ao seu alcance histórias em braille.

A jornalista pretende assim com esta edição alertar consciências para a importância do braille em livros, rótulos de brinquedos e produtos alimentares, entre outros. A edição surge por todas as crianças invisuais, mas também pelos pais que querem brincar com os filhos, contar-lhes histórias, ter uma vida “quase” normal, e não podem.

Todos os intervenientes na sessão, Daniela Santiago, Carlos Lopes (presidente da ACAPO) e a editora, Isabel de Carvalho Garcia, foram unânimes em afirmar que esperam que esta atitude desperte consciências e apareçam mais livros publicados em braille e a tinta.

A impressão em braille foi feita nas oficinas da ACAPO, em Lisboa, tendo o livro a tinta sido impresso na Gráfica de Coimbra, onde se colocou a capa e fez o acabamento para este livro.

“O Caramelo da Leonor” é uma história verídica em que os protagonistas são a filha da autora, Leonor, e o gato Caramelo. Uma menina traquinas, de 3 anos, e o seu gato gordo e dorminhoco, cor de caramelo, numa história de amizade e respeito, a tinta e em braille, para recordar que todos têm direito a “ler” e a partilhar aventuras cheias de ternura.

Uma edição com capa dura e ilustrações belíssimas, em quadricromia, da autoria de Virgílio Santos.








Carlos Lopes com Sara e Joana, as meninas que leram em tinta e em braille,
com a cadela guia Gutchi

Sem comentários: