sábado, dezembro 06, 2008

Professores têm que estar muito bem preparados

Mónica Vieira, Helena Damião e Francisco Sobral Henriques


Depois de ter dissertado sobre o sentido do dever de educar e, para melhor o compreender, feito uma breve incursão pela história do ensino, o ciclo “O Dever de Educar”, inserido nas Terças Feiras de Minerva, voltou à actualidade centrando-se numa escola onde esse dever tem assumido um claro significado na orientação das práticas educativas.

O convidado foi Francisco Sobral Henriques, professor de Filosofia e presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Quinta das Flores (Coimbra), cujo trabalho tem vindo a deixar transparecer um pensamento seguro em torno do dever de educar.

Para o docente, o dever de educar adequa-se à realidade actual da sociedade já que hoje se pede à escola que eduque em plenitude os futuros cidadãos deste país, o que leva a um trabalho acrescido por parte dos professores. “As escolas hoje confrontam-se com situações, muitas delas, difíceis. Hoje chegam-nos às escolas jovens com muitos problemas — problemas que têm a ver com dificuldades de acompanhamento das famílias ou que têm a ver com conceitos acerca de valores que, muitas vezes, merecem alguma reflexão”. Os professores, acrescentou, “não têm uma vida muito fácil”. No entanto, Sobral Henriques considera que “é um desafio educar os nossos jovens”, confessando-se mesmo “optimista”.

Um professor, neste momento em Portugal, “precisa de ser um quadro muito bem preparado. A diversidade de questões que se colocam, quer a nível de acompanhamento dos alunos tendo em vista o sucesso escolar, quer a nível de comportamentos e de atitudes, tornam as coisas muito difíceis e exigentes para os professores”.

Segundo Francisco Sobral Henriques há um conjunto de questões que são fundamentais para o sucesso. Desde logo, “cada professor tem um papel decisivo na formação científica e comportamental dos jovens”, enfrentando por vezes momentos difíceis quando o ambiente comportamental do grupo não é favorável. Neste momento, assegurou o docente, “os problemas colocam-se mais ao nível dos comportamentos para a cidadania do que propriamente na preparação teórica”.

No entanto, Francisco Sobral Henriques afirmou que “é preciso resistir, é preciso ter força para ir vencendo estes obstáculos e estas dificuldades, embora muitas vezes a nível de política educativa não existam apoios para esta luta”.

O ciclo “O Dever de Educar” é organizado por Helena Damião, João Boavida, Isabel de Carvalho Garcia, Mónica Vieira e Aurora Viães e pretende debater a educação nos seus mais variados parâmetros.

As sessões deste ciclo são quinzenais e estão abertas ao público (com certificado de presença). A próxima sessão realiza-se no dia 16 de Dezembro, na Livraria Minerva, às 18h15.







Sem comentários: