segunda-feira, dezembro 08, 2008

Livraria Minerva comemorou 10 anos

José Alberto Garcia e Isabel de Carvalho Garcia


Alexandre Garcia, Isabel de Carvalho Garcia, José Alberto Garcia e Miguel Garcia
O casal tem ainda uma outra filha, Sofia Garcia, gémea de Miguel,
e que no dia da festa se encontrava fora do país



A comemoração dos dez anos de existência da Livraria Minerva Galeria, no Bairro Norton de Matos, foi o pretexto para juntar mais de uma centena de autores, artistas, colaboradores e amigos e para de uma forma humanista, solidária e afectuosa, Isabel de Carvalho Garcia e José Alberto Garcia homenagearem todos os que “têm contribuído para que este sonho iniciado há 23 anos com a livraria da Rua dos Gatos e as Edições MinervaCoimbra, seja contínuo e continuado.

Desde o primeiro dia que Isabel de Carvalho Garcia e José Alberto Garcia ali apostam num espaço polivalente onde se realizam semanalmente exposições de pintura, escultura, palestras, conferências, lançamentos de livros e tertúlias, entre outras iniciativas de cariz cultural.
A arte, a filosofia, a história, a cidadania e todas as áreas do saber e preocupações do homem têm tido no nosso percurso o seu devido lugar, não fosse a Minerva a deusa da sabedoria”, referiu Isabel Garcia que baseou a sua alocução no sonho citando a “Pedra Filosofal” de António Gedeão.

Aos artistas expostos e aos que ali passaram durante os dez anos, dedicou também o excerto “eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel…” e homenageou os directores das várias colecções e os funcionários que os acompanham há 22 anos. A responsável terminou citando que “sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança” e “é essa bola colorida que nós não queremos largar...”.

Inaugurada a 21 de Novembro de 1998, a Livraria Minerva Galeria foi a primeira livraria em Coimbra a começar com tertúlias, intituladas "Terças Feiras de Minerva", com um periodicidade semanal, quinzenal ou mensal de acordo com os temas a debater, no fim da tarde ou pela noite.

Dependendo do interesse dos intervenientes, poesia, romance, ficção, ciências sociais e humanas, arte, saúde pública e temas da actualidade são debatidos regularmente desde há oito anos. Com a iniciativa pretende trazer-se ao debate e reflexão todos os cidadãos interessados e preocupados com a sua cidade, o seu país e o mundo.

Ao longo dos últimos 8 anos houve sessões individuais ou por ciclos, destacando-se, entre outros, o ciclo "Coimbra – Uma candidatura a Património mundial da Unesco", em que foram intervenientes a maior parte dos elementos directamente ligados a esta candidatura, "A Arte", em conjunto com a Escola Universitária das Artes de Coimbra – EUAC, ou mais recentemente "A Mente: saúde e bem-estar" organizado pelas Edições MinervaCoimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental e Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

As "Terças Feiras de Minerva" também saíram fora do espaço Minerva, salientando-se a iniciativa "Mudar de Idade, Mudar de Museu" em que a Livraria Minerva se associou ao Museu Nacional de Machado de Castro e promoveu uma sessão no âmbito da Semana Internacional dos Museus, evento que integrou uma série de palestras sobre o tema a cargo dos vários técnicos do MNMC. Mas também uma visita à oficina de restauro do MNMC, tendo como tema a "Última Ceia” de Odart, e visitas ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e à Biblioteca Geral da Universidade.

Além destes, a Livraria Minerva Galeria foi também o único espaço que, em Coimbra, promoveu uma sessão de reflexão à volta do resultado do concurso "Os Grandes Portugueses" com historiadores, políticos, jornalistas e cidadãos.

Entre as muitas iniciativas de cariz cultural que a Livraria Minerva tem promovido, destacam-se os Chás da Quinta, em colaboração com a Fundação Inês de Castro, o Hotel Quinta das Lágrimas e a Empresa Municipal Turismo de Coimbra. Uma iniciativa que granjeou grande sucesso e que reuniu mensalmente no Hotel Quinta das Lágrimas algumas dezenas de pessoas por sessão, que ao longo de vários meses ouviram falar de vários temas, sendo cada uma das sessões completada com música ou poesia.

Para os mais novos tem realizado em conjunto com os ATL e Escolas Básicas sessões livres de leitura e visitas pedagógicas ao espaço da Livraria, ensinando como é feito o tratamento de um livro desde que chega à editora até à sua colocação na estante e venda ao público. E tem também colaborado com o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas em sessões à volta do livro e da leitura integradas no Dia Mundial do Livro.

Ligada umbilicalmente às Edições MinervaCoimbra, criadas há 22 anos, a Livraria Minerva Galeria é o benjamim do pequeno grupo — a mais antiga, com 23 anos, é a Livraria Minerva, alfarrabista, na travessa dos Gatos (junto à Portagem), seguindo-se depois a Livraria Minerva da Faculdade de Letras, já com 16 anos de existência.














































































Sem comentários: