sábado, dezembro 15, 2007

Daniel e o Bicho da Lanterna


Lançamento do livro infantil

DANIEL E O BICHO DA LANTERNA

de Noémia Malva Novais
com ilustrações de Inês Massano

19 de Dezembro, 18h30, Atrium Solum (Coimbra)

Apresentação do livro por Eduardo Sá

Apoios: REN, Atrium Solum e 1.º Jardim Escola João de Deus


“Daniel e o Bicho da Lanterna” é o primeiro livro de literatura infantil publicado pelas Edições MinervaCoimbra no âmbito da colecção Letras Pequenas.

A autora, Noémia Malva Novais, é jornalista e investigadora na área da História e da Comunicação mas assume-se, essencialmente, como comunicadora.
A escrita, seja no domínio jornalístico, historiográfico ou da ficção, é a sua paixão. No entanto, considera que ainda é precoce considerá-la uma escritora.

O seu primeiro livro — “João Chagas. A Diplomacia e a Guerra (1914-1918)” —, igualmente editado pela MinervaCoimbra, integra, na sétima posição, a lista do Almanaque Republicano dos dez melhores livros de história contemporânea portuguesa publicados em 2006.

“Daniel e o Bicho da Lanterna” é ilustrado por Inês Massano, para quem o desenho é a grande paixão. Esta jovem ilustradora é professora de Educação Visual e já ilustrou outros dois livros infantis.

A escrita de Noémia Malva Novais e a ilustração de Inês Massano convivem harmoniosamente neste pequeno livro feito a pensar nas crianças que gostam de ouvir histórias e nos pais que têm pouco tempo para as contar.


Noémia Malva Novais
Nasceu em Ançã em 1968. É licenciada em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Prepara o doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É jornalista desde 1988, contando diversas funções e/ou artigos publicados nos jornais Diário de Coimbra, As Beiras, Jornal de Coimbra, A Capital e O Comércio do Porto, bem como nas revistas Visão, Arganilia, Sábado e Invest.
A par da actividade jornalística realizou o estágio de formação educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo exercido a actividade docente nas escolas de Ançã, Montemor-o-Velho, Lagares da Beira, Penacova e Carapinheira.
Na qualidade de jornalista, orientou o estágio curricular e profissional de alunos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação de Portalegre. Como investigadora, integra o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20).
É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituição da qual foi também bolseira de mestrado. A sua dissertação de mestrado, já publicada sob o título “João Chagas. A diplomacia e a Guerra. 1914-1918”, foi distinguida com a 1.ª Menção Especial do Prémio Aristides Sousa Mendes atribuído pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses.


Inês Massano
Nasceu em Coimbra a 14 de Março de 1979. Desde muito cedo, revelou interesse pelo desenho e por tudo que se relacionasse com esta arte.
Em 2002, terminou a licenciatura em Design de Comunicação, na Escola Universitária das Artes de Coimbra. Neste mesmo ano, começou a leccionar no Instituto D. João V, no Louriçal.
Actualmente é professora de Desenho e de Educação Visual.
Nos últimos anos, tem participado em diversas exposições e ilustrado livros infantis. Inês Massano dedica a maior parte do tempo a desenhar e a criar.

Sem comentários: