quinta-feira, outubro 04, 2007

Coimbra é lugar místico e mítico



No âmbito do Dia Mundial do Turismo, e correspondendo ao desafio feito pela Empresa Municipal de Turismo de Coimbra aos vários agentes comerciais e culturais da cidade, a Livraria Minerva Galeria associou-se às comemorações, realizando uma sessão das Terças-feiras de Minerva dedicada ao tema.

A iniciativa contou com intervenções de Fernanda Delgado Cravidão, coordenadora da Licenciatura em Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sobre o tema "O turismo e a pintura - uma viagem para todos", de Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro, e Luís Alcoforado, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Coimbra.






E porque “turismo é viagem, sempre”, Fernanda Cravidão orientou os presentes por uma viagem através dos títulos de alguns dos quadros expostos na Galeria Minerva. A actividade turística, referiu, “cada vez mais vai buscar o que é diferente, cada vez mais vai buscar o símbolo, o mito, o imaterial”.

E Coimbra foi precisamente o primeiro tema escolhido. Coimbra que, afirmou, “funciona mais como um lugar místico e mítico, lido do lado de fora, pelo espaço de liberdade que foi, sobretudo, durante grande parte do século XX, e pelo que marcou em muitas gerações que para aqui vieram estudar e que ainda hoje mantém esse misticismo”. Por esta razão, Coimbra é um espaço turístico “onde se visita tudo”, desde a Baixa à Universidade, desde o Penedo da Saudade ao Botânico, deste o Memorial de Lúcia a Celas. “A cidade no seu conjunto é, no meu ponto de vista, o grande recurso turístico que temos”, referiu.






Luís Alcoforado, por seu turno, e referindo-se à EMT, salientou que esta tem que ser um elemento facilitador de comunicação e de parcerias, para que “todos juntos possamos fazer melhor por Coimbra”.

Já Pedro Machado recordou que “o turismo é hoje uma actividade económica fortíssima”, com crescimento acima da média. Em Portugal, o turismo representa 10 por cento da mão de obra activa e 10 por cento do produto interno bruto (PIB). “Valores e números muito impressionantes”, ainda mais se se tiver em conta que a região Centro tem vindo a crescer acima da média nacional, “o que é um bom indicador”.





Após a sessão foi inaugurada uma exposição colectiva de pintura com obras de Carolina Caixeiro, Collette Villatte, Dulce Zamith, Helena Toscano, Isabel Dias, João Berardo, Luís Rebelo, Maria Alice Curado, Maria João Franco, Mário Silva, Michael Barrett, Miguel Barbosa, Minda Lavado, Monsenhor Nunes Pereira, Pedro Olayo (Filho), Pinho Dinis, Rui Cunha, Santiago Ribeiro, Silva Duarte, Vasco Berardo e Zé Penicheiro.
As obras expostas da autoria dos artistas têm como inspiração o feminino. As obras das artistas são de tema livre. A exposição estará patente ao dia 12 de Outubro, de segunda a sábado, das 10 às 13 e das 14 às 20 horas.

Sem comentários: