terça-feira, junho 05, 2007

Salazar, a Imprensa e a Guerra Civil de Espanha



As Edições MinervaCoimbra promoveram recentemente em Lisboa o lançamento do livro “SALAZAR, A IMPRENSA E A GUERRA CIVIL DE ESPANHA”, da autoria de Alberto Pena. A apresentação da obra decorreu em duas sessões, na Escola Superior de Comunicação Social e na FNAC-Chiado e foi da responsabilidade de Isabel Vargues, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A Guerra Civil de Espanha (1936-1939) foi um dos acontecimentos que maior influência teve na História Contemporânea de Espanha, mas também de Portugal. O conflito foi interpretado por Oliveira Salazar como um assunto de carácter nacional que poderia condicionar decisivamente a sobrevivência e o futuro do Estado Novo.

Desde os primeiros momentos da planificação da revolta contra o governo democrático da II República espanhola, a ditadura portuguesa apoiou o chamado Movimento Nacional, que pretendia estabelecer um regime autoritário no país vizinho. O Secretariado de Propaganda Nacional, dirigido por António Ferro, a diplomacia salazarista, muitos intelectuais e, nomeadamente, a imprensa portuguesa, controlada pelos Serviços de Censura, fizeram uma grande campanha internacional na defesa dos interesses de Franco.

Esta obra é um contributo para conhecer com detalhe qual foi a relação entre o franquismo e o salazarismo numa etapa histórica fundamental para os dois países peninsulares. Nesta investigação propõe-se uma viagem pela história dos combatentes portugueses na guerra espanhola (os “viriatos”) através das crónicas da imprensa portuguesa, que deslocou ao território espanhol dezenas de jornalistas, muitos dos quais se converteram em propagandistas da causa franquista, embora houvesse honrosas excepções, como o caso especial de Mário Neves, que revelou a verdade sobre a chacina do exército franquista em Badajoz.

Mas, sobretudo, este livro é um retrato da sociedade, da política e da comunicação social portuguesa numa época transcendental para a evolução de Portugal, Espanha e Europa.

Alberto Pena é Doutor Europeu em Ciências da Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid e Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade de Vigo. Actualmente, é Vice-presidente da Asociación de Historiadores de la Comunicación de España e investigador principal do Grupo de Investigación CA1 da Universidade de Vigo.

Como profissional da comunicação, trabalhou para vários meios em diferentes etapas: Televisión Española (TVE), Radio Nacional de España, Diario 16, El Correo Gallego e a revista Cambio 16. Fez diversos trabalhos jornalísticos sobre a realidade política e social portuguesa e participou na Missão de Paz a Timor Oriental (1992).

Neste momento é colaborador de vários meios de imprensa diária, da Televisión de Galicia e da Radio Galega. O seu trabalho académico ou jornalístico foi reconhecido com algumas distinções públicas e fez parte de vários júris de prémios de investigação e de comunicação.





Sem comentários: