quinta-feira, novembro 23, 2006

Terças-Feiras de Minerva no Público e Jornal de Notícias

Concurso para parceiro privado da SRU Coimbra Viva até final do ano

O presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Coimbra Viva adiantou, na noite de anteontem, que o concurso público para a escolha do parceiro privado para as obras a realizar na primeira unidade de intervenção, a zona da Baixinha que, no futuro, será atravessada pelo metropolitano ligeiro de superfície, será lançado até ao final do ano.
Numa sessão promovida pelo Rotary Club de Coimbra na Livraria Minerva, João Paulo Craveiro sublinhou que o objectivo é que a escolha do parceiro privado e o início dos contactos com os proprietários dos edifícios da zona em causa decorram de forma paralela. Isto de maneira a que o primeiro já possa participar nas negociações com os particulares que não queiram assumir as obras de requalificação dos respectivos prédios.
Depois do contacto em que são convidados a realizar as obras, os particulares têm um prazo de 60 dias para responder. Se não o fizerem ou se rejeitarem a realização de obras, poderão vender os prédios à SRU ou ao parceiro privado; caso não cheguem a acordo, a SRU procederá à expropriação dos edifícios, de maneira a que as obras de requalificação naquela zona decorram, como previsto, nos decorrer dos três anos seguintes.
No caso da primeira unidade de intervenção, estão em causa 80 prédios, 20 dos quais pertencem à sociedade Metro Mondego e cerca de 12 à câmara municipal. A segunda unidade, que será oficialmente definida até ao fim do ano, irá abranger uma zona "vizinha", a envolvente ao Terreiro da Erva, com limites na Rua da Sofia, Rua Nova e Rua de João de Ruão. No encontro, João Paulo Craveiro disse pensar que, no decorrer dos primeiros dois meses de 2007, possa ser lançado o concurso público para a escolha da equipa que vai elaborar o documento estratégico desta segunda unidade.

G.B.R.
Público


SRU lança concurso até final do ano

A Coimbra Viva S.A. - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai lançar, até final do ano, o concurso público para a escolha da empresa, ou consórcio, que irá reabilitar casas da Baixa da cidade cujos proprietários não queiram fazer obras.
O concurso diz respeito à primeira unidade de intervenção da SRU, que inclui os quarteirões que ficam entre a Rua da Moeda e a Rua João Cabreira; entre a João Cabreira e a Rua da Direita; e entre a Direita, a Rua Nova e a Praça 8 de Maio.
Além dos imóveis cujos donos estão indisponíveis para fazer obras, a empresa ou consórcio que vencer o referido concurso também poderá recuperar as outras casas (fazendo as obras e o respectivo projecto de arquitectura), se os seus proprietários assim preferirem.
A SRU, sociedade anónima cujo capital pertence à Câmara de Coimbra (49%) e ao Estado, através do Instituto Nacional de Habitação (51%), também está a preparar a abertura do concurso para a escolha da empresa que elaborará o documento estratégico para a segunda unidade de intervenção (do Terreiro da Erva à Rua João de Ruão). Basicamente, esse documento definirá as linhas gerais da reabilitação urbana.

NM

JN

Sem comentários: