segunda-feira, abril 03, 2006

Só a exigência pode conduzir à qualidade


Na próxima sexta-feira realiza-se, na Fnac NorteShopping, o lançamento do livro «A Geração da Ética», da autoria de Fernando Martins. Com a chancela das Edições MinervaCoimbra, a apresentação estará a cargo de José Leite Pereira.
A abertura, em Portugal, dos canais privados de Televisão, deu origem a todo um ciclo que começou pela disputa do bolo da publicidade e que se espera que regresse à postura profissional e cívica dos tempos em que nem a informação-espectáculo representava uma ameaça, nem a sede de protagonismo dos diversos agentes da comunicação tinha, ainda, feito da verdade e da honra degraus espezinhados na corrida pelas audiências.
Os outros “media” não escaparam à verdadeira pandemia que, no entanto, foi mais benévola nos efeitos sobre as rádios e sobre os jornais. Tudo isto numa altura em que, em nome das crises, as redacções passaram por profundas renovações, de entre as quais se destaca um rejuvenescimento excessivo e mal enquadrado. Também foi uma altura em que parece ter nascido a geração da Ética, sob um manto de preocupações nem sempre próximas.
É precisamente desta experiência de quase quatro anos que fala «A Geração da Ética», de Fernando Martins. Uma obra que mais não pretende do que ser um testemunho que conduzirá, decerto, a conclusões diversas, e cujo estudo espera, o autor, seja aproveitado não só pelos jovens jornalistas, mas por todos os outros que fazem parte da sociedade da comunicação, em que só o exercício permanente da exigência, da responsabilização, pode conduzir à qualidade desejada.
A sessão de lançamento está marcada para sexta-feira, dia 7 de Abril, às 21h30, na Fnac NorteShopping, estando a apresentação sob a responsabilidade de José Leite Pereira, director do Jornal de Notícias, que foi, entre os grandes jornais de informação geral, o terceiro a disponibilizar aos leitores essa importante porta diálogo, tendo sido Fernando Martins o seu primeiro news ombudsman.

O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: