segunda-feira, abril 03, 2006

Exposição de solidariedade a favor da Unidade de Tumores do Aparelho Locomotor, Serviço de Ortopedia-HUC















Foi inaugurada hoje, pelas 12 horas no Átrio principal, piso 0 (Hospital), com a presença do Senhor Presidente do Conselho de Administração, Prof. Doutor Agostinho Almeida Santos, Prof. Doutor Abel Nascimento (Director do Serviço de Ortopedia), Dr. José Portela (Chefe de Serviço concursado da UTAL), entre outros.

Os artistas participantes são: ANTÓNIO PAIVA, ARMÉNIO DINIZ, COLETTE VILATTE, CRISTINA CORTEZ, ISABEL DIAS, JUDITE ANTUNES, LÚCIA MAIA, LUIS SEQUEIRA, MANUEL OLIVEIRA, MARIA JOÃO FRANCO, MARÍLIA ABREU, MÁRIO SILVA, MINDA LAVADO, PEDRO OLAYO (FILHO), PINHO DINIS, REBELO, RUI CUNHA, SANTIAGO RIBEIRO E VASCO BERARDO.

Esta iniciativa contou com a organização de Carmen Cruz (Apoio Psicopedagógico da UTAL), José Portela, Santiago Ribeiro e Isabel de Carvalho Garcia e o apoio da Unidade de Tumores do Aparelho Locomotor-Serviço de Ortopedia-HUC e Galeria Minerva.

Convidam-se os utentes, seus familiares e amigos, médicos, enfermeiros, todos os profissionais de saúde e a COMUNIDADE EM GERAL a participarem na inauguração e a visitar a exposição até ao próximo dia 07 de Abril. O produto da venda das obras reverte integralmente a favor da UTAL.

















Este movimento espontâneo de solidariedade teve o seu início no Natal de 2005. Carmen Cruz (do Gabinete Psicopedagógico da UTAL), contactou Isabel de Carvalho Garcia expondo-lhe a sua preocupação pelas carências existentes na unidade, tendo solicitado algum apoio para a festa de Natal que estavam a organizar.

Isabel Garcia desafiou Carmen Cruz e José Portela para estarem presentes e participarem na inauguração da exposição do Mestre Pinho Dinis. Depois de ouvirem José Portela que de uma forma sentida exprimiu as suas inquietações, de imediato surgiu um movimento espontâneo de solidariedade encabeçado por Santiago Ribeiro.















Ao participarem na festa de Natal, os artistas presentes manifestaram ao chefe de serviço a sua inteira disponibilidade para um projecto de continuidade. Este projecto com a colaboração e boa vontade de todos os artistas muito poderá contribuir a favor da UTAL quer no âmbito das amenidades e qualidade de vida para os doentes, quer no que concerne às técnicas de trabalho e investigação clínica, constituindo-se assim um verdadeiro movimento "ecológico-social".

Os artistas presentes na festa de Natal da UTAL sentiram, que a partilha de afectos e sentimentos, a vivência do contexto de vida do doente oncológico, os levaria de livre e espontânea vontade a um movimento de solidariedade.

A Organização

Sem comentários: