terça-feira, fevereiro 14, 2006

Pintar com a luz

© IPPAR, José Manuel

"Pintar com a luz: primeiro crepúsculo da arte do vitral"
é o tema da próxima sessão das Terças-Feiras de Minerva, que tem como convidado Pedro Redol.

A sessão decorre no dia 21 de Fevereiro, com início às 18.30 horas, na Livraria Minerva (Rua de Macau 52, ao Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

A entrada é livre.

Pedro Redol é licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e possui o Mestrado em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A sua formação profissional inclui vários estágios e cursos, destacando-se uma passagem pelo Museu Monográfico de Conimbriga, um estágio prático sobre técnica do vitral, na Escuela-Taller de Restauración de Cuenca (Espanha), um estágio de conservação e restauro de pedra e de vitral, em Inglaterra, a convite do Institute of Archaeology of the University of Oxford (Inglaterra), um estágio prático de conservação e restauro de vitral na secção de restauro dos estúdios de vitral e de mosaico Gustav van Treeck, em Munique (Alemanha), e o curso “The Painter’s Palette in the 16th and 17th Century: Pigment Preparation and Painting Technology” da Amsterdam-Maastricht Summer University (Holanda).
Iniciou a carreira profissional em 1987 como coordenador e professor de história da arte e de conservação e restauro de um curso de canteiros restauradores no Mosteiro da Batalha. Entre 1989 e 1999 foi professor nas áreas de teoria da conservação e restauro e de conservação e restauro de pedra, vidro e vitral da Escola Superior de Conservação e Restauro.
Técnico superior do Mosteiro da Batalha, com responsabilidade pelos vitrais portugueses tardomedievais e do Renascimento, entre 1990 e 1999, foi nestas funções que instalou um centro de conservação e restauro de vitral.
Desde 1996 que é presidente do comité português do Corpus Vitrearum Medii Aevi (sob a égide da Union Académique Internationale e do Comité International d’Histoire de l’Art).
Em 1995 foi membro do conselho consultivo para a conservação e o restauro do vitral da Catedral de Siena (Itália), e em 1997 membro do conselho consultivo para a conservação e o restauro dos vitrais medievais e renascentistas da Catedral de León (Espanha).
Entre 1999 e 2002 ocupou o cargo de director do Convento de Cristo, em Tomar, e de 2001 a 2005 foi perito avaliador de projectos de investigação científica relacionados com o património cultural junto da Comissão Europeia.
Desde 2002 que é professor auxiliar convidado do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Proferiu numerosas conferências em Portugal, Inglaterra e Bélgica, tem publicados vários artigos. É autor do livro “O Mosteiro da Batalha e o Vitral em Portugal nos Séculos XV e XVI”, e editor e co-autor do livro “Pinturas da Charola de Tomar”.
Ocupa o cargo de director do Museu Nacional de Machado de Castro desde Abril de 2005.

Sem comentários: