quinta-feira, janeiro 20, 2022

"DISPERSOS E INÉDITOS" E "MEMÓRIAS DA CASA ALEMÃ" DE KARL HEINZ DELILLE [ APRESENTAÇÃO EM COIMBRA]

CONVITE. Apresentação dos livros 
"Dispersos e Inéditos" e "Memórias da Casa Alemã
de autoria do Prof. Doutor Karl Heinz Delille uma edição MinervaCoimbra/Fundação Marion Ehrhardt.

A apresentação de "Dispersos e Inéditos" será feita pela Prof. Doutora Maria de Fátima Gil e pelo Prof. Doutor João Nuno Corrêa-Cardoso e "Memórias da Casa Alemã" pelo Prof. Doutor Abílio Hernandez Cardoso

22 de Janeiro, 16h30, Hotel D. Inês em Coimbra. 

Karl Heinz Paul Delille (pelo lado materno van den Boom) passou a infância na cidade natal de Oberhausen e em Graz-Áustria. Curso liceal no Staatliches Humanistisches Altsprachliches Gymnasium mit Neusprachlichem Zweig oberhausen. Estudos Romanísticos, Anglísticos e Filosóficos em Munchen, Bonn, Madrid. 1963: Ershe Philologische Staatsprufung (Staatsexamen-Licenciatura); 1969: Doutoramento, ambos pela Universidade de Bonn. 

De 1963 a 2012 (com aposentação em 2004), nas funções de Leitor do DAAD (Anos lectivos 1963/64 - 1968/69), Professor Extraordinário (além do quadro) (1969-1981) e Professor Associado convidado (desde 1980), exerceu a docência em várias áreas: Ensino da Língua Alemã, Literatura do século XVIII ao século XX, História da Língua Alemã, Linguística Alemã e comparada, História/Teoria e crítíca da Tradução Literária, assim como na orientação de dissertações de licenciatura, de aptidão científica e pedagógica, de mestrado e de doutoramento, 1976-1007: direcção do Goethe-Institut de Coimbra "Casa Alemã". 

Sócio honorário da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, do Centro de Estudos Ferreira de Castro, do Rotary Club de Coimbra. Co-fundador do Rotary-Club de Coimbra-Olivais. Medalha de Vermeil da cidade de Coimbra. Casado com Maria Manuela Nobre Gouveia Delille; tem três filhos, cinco netos e um bisneto.

Sem comentários: