quarta-feira, abril 12, 2017

HOMENAGEM. PROFESSORA MARIA HELENA ROCHA PEREIRA. MEMORÁVEL E INESQUECÍVEL


Maria Helena Rocha Pereira, professora catedrática da Universidade de Coimbra, jubilada, e a maior especialista portuguesa em Estudos Clássicos. Partiu aos 91 anos. 

Em 2003, no âmbito de Coimbra Capital da Cultura, Maria Helena da Rocha Pereira contribuiu com a tradução das tragédias Ájax e Antígona para o livro
«SÓFOCLES -Tragédias», ed. MinervaCoimbra, 2003. Este livro contém também traduções de Maria do Céu Fialho e José Ribeiro Ferreira


Maria Helena Rocha Pereira 
LUÍS EFIGÉNIO/NFACTOS


"Foi a primeira professora catedrática da secular Universidade de Coimbra. A primeira em 666 anos. (A primeira a prestar provas. Carolina Michaelis tinha sido convidada.)
Viveu sempre com os antigos. Abraçou o estudo dos gregos e latinos como se abraça o sacerdócio. Não casou, não teve filhos. Tem quatro sobrinhos que adora.
É por causa dessa dedicação exclusiva que podemos ler em português a «República» de Platão ou «As Bacantes» de Eurípides, por exemplo. Elaborou a «Hélade», antologia da cultura grega, porque os alunos provenientes dos mais diversos cursos nem sempre sabiam grego. Traduziu a «Medeia» ou a «Antígona» a pedido do grupo de teatro da universidade. Mas diz que detesta traduzir. Gosta muito de estudar e ensinar e a isso votou a sua existência. Ensinou durante quarenta anos, é professora jubilada desde 95. Deixou de dar aulas, mas continua a orientar mestrados e doutoramentos."

Anabela Mota Ribeiro  http://anabelamotaribeiro.pt/33111.html

Sem comentários: