sexta-feira, setembro 16, 2016

SUGESTÃO DE LEITURA «COSMOPOLITAS DE TODOS OS PAÍSES, MAIS UM ESFORÇO!» DE JACQUES DERRIDA. TRADUÇÃO DE FERNANDA BERNARDO





Sugestão de leitura: «COSMOPOLITAS DE TODOS OS PAÍSES, MAIS UM ESFORÇO!» de Jacques Derrida

Tradução de Fernanda Bernardo.

"Desde sempre a desconstrução derridiana salientou o registo político do filosófico: que há sempre uma política e uma política do político subjacente ao filosófico, disse-o e demonstrou-o sempre Derrida, confessando, ao mesmo tempo, a paixão democrática que alimentava e por que suspirava o seu pensamento. (…)" .



Fernanda Bernardo é professora de filosofia contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - de longa data filosoficamente posicionada na Desconstrução e trabalhando na intersecção da filosofia com a literatura, a poética, as artes do visível, a ética e a política. Para além de tradutora de Jacques Derrida, de Emmanuel Levinas, de Maurice Blanchot e de Jean-Luc Nancy, é também autora de vários escritos, em revistas e obras colectivas nacionais e internacionais, "sobre" estes autores, de que se lembrarão aqui apenas os títulos dos do ano em curso: "Jean-Luc Nancy - peut-être du côté de l’anastasis"; "Les Carnets de Captivité - par-delà la mort, une ouverture sur le visage de Levinas. Entretien avec Alain David"; "A assinatura ético-metafísica da experiência do cativeiro de Emmanuel Levinas. Uma nova orientação para a filosofia - uma outra incondição para o humano"; "L'athéisme messianique de Derrida. "Penser et Agir à Contretemps" ou La portée hyper-politique de la Déconstruction"; "Moradas da Promessa. Demorança & Sobre-Vivência: Aporias da fidelidade infiel. Em torno do pensamento e da obra de Jacques Derrida"; "Penser le monde - Faire l'impossible: penser (et) agir à contretemps (La question de l'action dans la trace de Kant et de Heidegger contresignée par Derrida)" e "A "loucura" do perdão - um "impossível" da desconstrução derridiana"; "E. Levinas - J. Derrida: pensamentos da alteridade ab-soluta".
Membro do Comité Científico de Filosofia do SSHRC - CRSH (Canadá/2012), Fernanda Bernardo foi também a Representante de Coimbra-Cidade refúgio (2003-2006) no Réseau International des Villes Refuge afecto ao Parlement International des Écrivains (Strasbourg).



mail: minervacoimbra@gmail.com
www.minervacoimbra.pt        http://minervacoimbra.blogspot.pt 

www.facebook.com/minervacoimbraed/

Sem comentários: