quarta-feira, junho 01, 2016

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA [SUGESTÕES DE LEITURA] «CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL- ACESSOS, USOS, RISCOS, MEDIAÇÕES» ORGANIZAÇÃO DE CRISTINA PONTE, ANA JORGE, JOSÉ ALBERTO SIMÕES E DANIEL S. CARDOSO





«CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL- Acessos, usos, riscos, mediações- Resultados do inquérito europeu EU Kids Online »

com organização de Cristina Ponte, Ana Jorge, José Alberto Simões e Daniel S. Cardoso (Equipa portuguesa do Projecto EU Kids Online; FCSH, Universidade Nova de Lisboa). 

Autores: Alexandra Simões, Ana Jorge, Cristina Ponte, Daniel S. Cardoso, Daniel Sampaio, David R. Brake, Jorge Duque, José Alberto Simões, José Pedroso, Margarida Gaspar de Matos, Rita Espanha, Sonia Livingstone, Teresa Montano e Tito de Morais.
CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL - Acessos, usos, riscos, mediações - Resultados do inquérito europeu EU Kids Online 
Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária.A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros.Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades. 
http://fcsh.unl.pt/eukidsonline
O Projecto europeu EU Kids Online (www.eukidsonline.net), financiado pelo Programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, e dirigido por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics and Political Science, tem investigado desde 2006 usos, oportunidades, riscos e segurança de crianças na internet numa dimensão comparada.                                  

Sem comentários: