terça-feira, março 22, 2016

«COLECTÂNEA DE POESIA. ESCRITAS AO ENTARDECER» DE MARIA LUCÍLIA MERCÊS DE MELLO [JÁ DISPONÍVEL]




"Vagueei, solitária, pela selva da minha escrita poética e, aqui e além, sentei-me à sombra densa e protectora de velhas e bem minhas conhecidas árvores, amigas silenciosamente eloquentes. Senti-me bem. Encontrei-me. E encontrei-me com tantos meus amigos já desaparecidos. (....).Maria Lucília Mercês de Mello In Epílogo.

MARIA LUCÍLIA MERCÊS DE MELLO
Natural de Lisboa. Tem a licenciatura de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras da mesma Universidade.
Prestou serviço nos Hospitais Civis de Lisboa e fez a especialização em Psiquaitria no Hospital Júlio de Matos.
Vive em Coimbra desde 1962, ano em que ingressou no quadro do Hospital de Sobral Cid, onde veio a criar um Serviço de Recuperação de Alcoólicos que, mais tarde, veio a dar origem ao Centro Regional de Alcoologia de Coimbra.
No exercício da sua actividade profissional desempenhou vários cargos e funções relativos à Alcoologia, ciência então em desenvolvimento e implementação no país. É autora de mais de uma centena de trabalhos ligados à alcoologia e participou em reuniões e programas científicos dedicados à aocoologia, no país e no estrangeiro. É membro de Sociedades científicas nacionais e estrangeiras, sendo "sócia fundadora número um" da Sociedade Portuguesa de Alcoologia de cuja Revista foi primeiro director.
Frequenta, desde 1966, a disciplina de Literatura Portuguesa da Universidade do Tempo Livre da ANAI, em Coimbra.
No campo da poesia, embora tivesse iniciado cedo a sua escrita, esporadicamente publicada em semanário juvenil dos anos 1940-50, só após a aposentação, o seu primeiro livro de poemas intitulado "POEMAS EM DOIS TEMPOS" veio a público (Livraria Minerva Editora, Coimbra, 1998). Em 2001 publicou o segundo livro de poesia, "TEMPO DE BRUMA", na colecção Poesia Minerva (Edições MinervaCoimbra, 2001), em 2003, o terceiro, "SINTONIAS"(Edições MinervaCoimbra,2003) e em 2005, o quarto, "TRILOGIAS LÍRICAS", na mesma colecção (MinervaCoimbra, 2005), livro premiado no concurso de poesia "António Patrício" da Sociedade Portuguesa de Autores Médicos-2006.
Participou em quatro antologias: "COLECTÂNEA DE POESIA" (Pé de Página Editores, 2001), ANTOLOGIA DE POESIA IBÉRICA "VENTO - Sombra de Vozes" (Ed. Celya, Salamanca, 2004), "DEGRAUS", edição da LAHUC, Coimbra 2013 e "A PAZ DE UM LIVRO", edição do Rotary - Distrito 1970, 2015-16.

Sem comentários: