quinta-feira, abril 30, 2015

«GASTRONOMIA E VINHOS - DO TURISMO DE EXPERIENCIA À EXPERIÊNCIA PELO TURISMO» COM COORDENAÇÃO DE NORBERTO SANTOS E FERNANDA CRAVIDÃO [CASA DA ESCRITA EM COIMBRA] 06 DE MAIO 2015, 18H00



CONVITE

Apresentação do livro « Gastronomia e Vinhos - do turismo de experiência à experiência pelo turismo» 
com coordenação dos professores Norberto Santos e Fernanda Cravidão.

A apresentação será feita pelo Engenheiro Jorge Sampaio, Presidente da Rota dos Vinhos de Portugal, da Associação da Rota da Bairrada e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia.

Uma edição CEGOT/MinervaCoimbra.
Dia 6 de maio, quarta-feira, pelas 18h, na Casa da Escrita, em Coimbra.

*CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território

O livro
Este livro  permite, trazer à reflexão um conjunto de temas
que constituem, hoje, novas formas de abordar “velhos” recursos turísticos,
onde a experiência molda a viagem e o viajante.

Trata-se de um livro com uma abordagem multidisciplinar e multiescalar.

Gastronomia, Geografia e Turismo conjugam-se como os vértices de um triângulo virtuoso capaz de cruzar os elementos fulcrais da oferta que promove a motivação, ou funciona como componente incontornável de procura, na visita a muitos territórios que se organizam como destinos turísticos. Os produtos gastronómicos e vínicos oferecem ao visitante a possibilidade de melhor conhecer a cultura, os costumes, as tradições e as histórias de lugares e pessoas, de um modo extremamente agradável e prazenteiro. 

Os valores simbólicos da alimentação há muito que se cruzam com o turismo. Nas sociedades ditas desenvolvidas, que são simultaneamente as maiores emissoras e recetoras de turistas, desenvolveram-se, em paralelo, processos aparentemente contraditórios: por um lado o turismo atinge formatos globais e por outro (re) descobre-se a cultura local. E é neste percurso que os patrimónios e as identidades emergem como novos recursos turísticos onde a experiência constitui, quase sempre, uma viagem pelos sentidos.



Sem comentários: