domingo, março 22, 2015

«UMA NOVA PRINCESINHA» COM TEXTO DE ROSA DO CÉU E ILUSTRAÇÕES DE JEREMIAS BANDARRA. APRESENTAÇÃO NO MUSEU DE AVEIRO [21 DE MARÇO DE 2015] UM LIVRO PARA TODOS



 Rosa do Céu Amorim

 Fernanda Reigota, Rosa do Céu Amorim, José Cristo, Jeremias Bandarra e Isabel de Carvalho Garcia

No dia em que se assinalou "o Dia Internacional da Sindrome de Down" o "Dia Internacional contra a Discriminação Racial", "O Dia mundial da Poesia" e o "Dia Mundial da Árvore" 

nasceu " Uma Nova Princesinha" pela mão de Rosa do Céu

Um livro para todos. Segundo a apresentadora, Fernanda Reigota, 
" uma história para todos homens e mulheres que querem ser felizes". 

Uma edição com a chancela da MinervaCoimbra e com "A Serviços e Traduções - ROYAL SCHOOL OF LANGUAGES, como Parceiro Cultural". 

O Diretor do Museu de Aveiro, Dr. José Cristo, presidiu à sessão. A mesa foi ainda composta pela autora, Dra Rosa do Céu Amorim, pela apresentadora, Dra. Fernanda Reigota, pelo ilustrador, o artista plástico Jeremias Bandarra, e pela editora, Dra. Isabel Garcia. Esta sessão repleta de familiares, amigos e admiradores da obra da autora, foi iniciada com a leitura de um poema de Rosa do Céu Amorim por José Jerónimo Ferreira, fazendo assim alusão a este dia. Contou-se ainda com dois momentos musicais pelos Professores Zé Tó Rodrigues e Victor castro (da OMA-Oficina de Música de Aveiro) e no final Tó Zé Rodrigues e Mariana Pinho.

José Jerónimo Ferreira

Zé Tó Rodrigues
Victor Castro
José Cristo

Abrindo formalmente a sessão, o Diretor do Museu, José Cristo, num belo texto poético fez alusão ao dia mundial da poesia e da árvore e teceu rasgados elogios à autora.



Coube a Isabel Garcia dizer algumas palavras àcerca dos intervenientes. Sobre a autora, Rosa do Céu Amorim, IG teceu algumas considerações sobre o seu rico percurso profissional e pedagógico, e também enquanto orientadora pedagógica da Royal School of Languages de Aveiro, Coordenadora Nacional e autora de vários livros. Depois de algumas considerações em que destacou e enalteceu as suas qualidades como esposa, mãe de dois filhos e avó de quatro netos, terminou dizendo: 
«Sabemos também que Rosa do Céu Amorim é uma mulher solidária com uma alma enorme daqui até ao céu (fazendo jus ao seu nome); inteligentemente irrequieta, culta, sensível, e essencialmente apaixonada pela vida onde os projetos surgem de uma forma inovadora e criativa. Como dizia Fernando Pessoa "não sabemos o que o amanhã nos trará" mas sabemos que para Rosa do Céu Amorim, o hoje, o amanhã, e o depois, serão sempre reinventados, com essa paixão com que enfeita a sua vida. Faz questão em dizer que do pouco que fez, e do muito que lhe falta fazer, só foi e será possível, porque esteve, está, e espera continuar, rodeada de pessoas que a ajudam quer pessoalmente, quer na comunidade. O seu universo é complementado com mais duas paixões: a leitura e a escrita. Pessoas assim são uma inspiração para quem a rodeia.»


Rosa do Céu Amorim

Álvaro Amorim


Guilherme Ferraz e Inês Amorim Ferraz
 Inês Amorim Ferraz e Renata Ferraz
Rui Daniel Amorim

Mariana Pinho e Zé Tó Rodrigues

Jeremias Bandarra e Énio Semedo

Sofia Berjano Amorim e Rui Daniel Amorim

Rui Daniel Amorim, Álvaro Amorim, Inês Amorim Ferraz
Rosa do Céu Amorim, Renata Ferraz e Guilherme Ferraz

Zé Tó Rodrigues, Rosa do Céu Amorim, Isabel de Carvalho Garcia, 
José Alberto Garcia e Cláudia Ferraz




Sem comentários: