sexta-feira, maio 30, 2014

MARIA TOSCANO E «CANTO I - DA TERRA» APRESENTAÇÃO NO MUSEU DE ÁGUA EM COIMBRA [FEIRA DO LIVRO/FEIRA CULTURAL DE COIMBRA]



Decorreu em Coimbra no Museu da  Água, integrado na programação da Feira do Livro/Feira Cultural de Coimbra, a  apresentação do Projecto "Poemas do Sul em Cinco Cantos" e lançamento do livro inaugural «Canto I - Da Terra» de Maria Toscano. Henrique Dória apresentou o livro, António Vilhena a autora e Isabel Garcia Minerva-Coimbra (co-organização). Momento poético com a leitura encenada de alguns poemas por Maria Toscano.



Maria de Fátima C. Toscano nasceu em Maio de 1963 em Campo Maior e é Socióloga por formação: Doutora (2010, ISCTE), Mestre (1993, Univ Nova Lisboa) e Lic. (1986, ISCTE). Membro da APS.
Assina como Maria Toscano na vertente artística:
i) Escritora, é Membro da APE; desde 1997 publicou 9 livros de Poesia e integra Antologias, Colectâneas de Poesia; 1.º Romance (Março/2013); é colunista do virtual ‘InComunidade’; desde Nov/2003 aprofunda a escrita poética em espanhol.
ii) Cantora amadora: Piaf e World Music — anos 80/90; Fado, desde 1993 e desenvolve o Projecto Fado Branco (com Ricardo Silva à Guitarra Portuguesa) nos espectáculos: I.ª Série, GSC: semanais (Jan-25Abril/2012); II.ª Série: Fangas Mercearia Bar: mensais (Jan-Ago./2103;
iii) Actriz e Performeur: formação amadora e experiência (1978 a 1983); desenvolve leituras encenadas e outras acções performativas.
iv) Divulgadora Cultural: desde os anos 70-80 dinamizou organismos culturais estudantis; Anima vários blogues culturais, sendo matriz o sulmoura.blogspot.
Brasil 2009: Convidada estrangeira do III Festival Internacional de Poesia de Dois Córregos (26 a 28/Junho): Palestra Magana “Parábola do Inconforto”.
Argentina, 2010: Realizou, em várias cidades, Leituras Públicas da sua poesia escrita em Espanhol, bem como participou em Tertúlias e programa de Rádio de Poetas Argentinos.

Sem comentários: