domingo, abril 21, 2013

LÚCIA CATARINO EXPÕE NA GALERIA MINERVA COIMBRA [ATÉ 14 DE MAIO]




Lúcia Catarino


Com o espaço da galeria Minerva Coimbra repleto de colegas e amigos foi inaugurada a exposição de pintura de Lúcia Catarino

Lúcia Catarino fez uma breve explicação das 3 fases patentes nesta sua exposição, tendo  evocado ainda a memória do Professor João Dixo, lembrando que foi este que a incentivou a expor nesta Galeria de Coimbra.
As palavras iniciais couberam a Isabel de Carvalho Garcia que para além de elogiar o trabalho da artista (cor, imagem e texturas) recordou o  Professor João Dixo que muitas vezes frequentou este espaço, para além de ser um amigo.


Lúcia Catarino e Isabel de Carvalho Garcia

A maior parte dos quadros desta exposição foi realizada, no Atelier de Artes Plásticas da Escola Universitária de Artes de Coimbra (EUAC/ARCA). 
Exposição para visitar até ao próximo dia 14 de Maio de 2013.


«Muitas vezes as minhas pinturas surgem a partir de fotografias que fui fazendo. Depois de “manipuladas”, adapto-as a uma expressão plástica, em que o acrílico está, por vezes, associado a outra técnica. Noutros quadros há uma revisitação de obras de pintores conhecidos, como aconteceu com Ingrés ou Botticelli, embora com uma estética pessoal, que não se afasta daquela que foi conseguida no caso anterior.
Finalmente surge um terceiro conjunto de quadros onde é apresentada uma expressão mais livre, particularmente nas paisagens, 
em que a conjugação de cores e efeitos pretende ter um menor compromisso com a realidade.
Em todos os casos, o objectivo foi obter uma expressão plástica com alguma harmonia entre as cores, as formas e os espaços de modo a aproximar-se de uma “nova figuração”.»  Lúcia Catarino

Lúcia Catarino, natural de Coimbra, é licenciada em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa e Mestre em Economia Europeia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi docente na Escola Secundária D. Duarte. Frequentou, entre outros,com orientação dos Professores João Dixo e António Melo, os Ateliês de Artes Plásticas III, IV, V e VI dos 4º e 5º anos da licenciatura em Artes Plásticas da EAUC/ARCA (Escola Universitária das Artes de Coimbra), de 2008 a 2012. 
Expõe regularmente desde 1982.  



Exposições colectivas em que participou:
1982 – Exposição Colectiva de Sócios do CAPC, no Edifício Chiado em Coimbra.
1984 – Exposição Colectiva Comemorativa dos 25 Anos do CAPC, em Coimbra.
1984 – I Exposição Ibérica de Arte Moderna, em Campo Maior.
1984 – I Exposição Ibérica de Arte Moderna em Cáceres, Espanha.
2004 – Exposição do Final do ano lectivo na Universidade Vasco da Gama.
2005 e 2006 – Exposições Colectivas dos alunos do “Espaço “Arte” na Ordem dos Médicos, Coimbra.
2007 – Exposição Colectiva, Biblioteca Municipal, em Pedrógão Grande.
2007 – Exposição Colectiva, Casa da Cultura, em Figueiró dos Vinhos.
2008 – Exposição Colectiva, Casa Municipal da Cultura, em Arganil.
2009 – Exposição Colectiva de “Verão Mondego 2009”, Museu da Água, Coimbra.
2010- Exposição Colectiva dos Alunos de Pintura da EUAC/ARCA, Coimbra.
2011 – Exposição itinerante de Artes Plásticas “Mercadoria Humana”- Projecto de Sensibilização ao Tráfico de Seres Humanos, promovido pela “Saúde em Português”, na Região Centro.
2012 – Exposição Colectiva dos Alunos de Pintura da EUAC/ARCA, Coimbra.


Lúcia Catarino nasceu em Coimbra, onde reside. É licenciada em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa e Mestre em Economia Europeia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi docente no ensino secundário, na Escola Secundária D. Duarte. Colaborou em trabalhos no âmbito de Planos Directores Municipais e em projectos de investigação no Instituto de Estudos Regionais e Urbanos (IERU) da Universidade de Coimbra. Frequentou, com orientação dos Professores João Dixo e António Melo, os Ateliês de Artes Plásticas III, IV, V e VI dos 4º e 5º anos da licenciatura em Artes Plásticas da EAUC/ARCA (Escola Universitária das Artes de Coimbra), de 2008 a 2012. Frequentou a disciplina de “Teoria da Obra de Arte” da Licenciatura em História de Arte, (Faculdade de Letras da UC) com o Professor Delfim Sardo em 2011. Com orientação do Professor António Valente frequentou: o “Curso Livre de Pintura” na Universidade Vasco da Gama de 2003 a 2005; a “Oficina de Desenho e Pintura” no “Espaço Arte” de 2006 e 2007; as “Oficinas de Pintura e de Aerografia” no “Espaço Leonardo” em 2008.Frequentou, com orientação de Túlia Saldanha, o CAPC (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra) de 1981 a 1985, onde também teve aulas com Alberto Carneiro.

Sem comentários: