terça-feira, abril 09, 2013

APRESENTAÇÃO DE «JOANINHA, AVÔ, AVÔ... sátira política» DE AUTORIA DO JUIZ CONSELHEIRO JOAQUIM SOUSA DINIS - SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA [LISBOA] 11 DE ABRIL, 14H30




CONVITE

O Autor e as Edições MinervaCoimbra têm o prazer de convidar 
V. Exa para o lançamento do livro

JOANINHA AVÔ, AVÔ
(sátira política)

de autoria do Juiz Conselheiro Joaquim José de Sousa Dinis.

A apresentação será feita pelo Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio.

A sessão realiza-se no próximo dia 11 de Abril, pelas 14H30,
no Supremo tribunal de Justiça, Praça do Comércio, 1149-012 Lisboa.

***


Neste seu quarto livro, o Juiz Conselheiro Joaquim Sousa Dinis,  traça uma crítica mordaz na abordagem de alguns episódios que vão surgindo na interação dos animais, para, afinal, deixar duas mensagens: a de liberdade e a de cidadania.

"Lembrei-me de Torga e do seu livro 'Bichos', em que descreve o comportamento de humanos como verdadeiros animais. Ora do outro lado do espelho tudo se processa ao contrário. Apelei a Orwell e dei aos animais comportamentos humanos, com os seus atavismos, as suas idiossincrasias, os tiques autoritários, a infalibilidade de uns e o servilismo de outros...."
e acrescenta " É que há várias formas de exercermos o nosso direito de cidadania. Eu escolhi este, escrevendo este livro."

Por vontade do autor os Direitos desta edição revertem a favor da
ACREDITAR, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - Núcleo Regional do Centro.
  
Joaquim José de  Sousa Dinis nasceu em Marrazes, Leiria, em 1942, tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, cidade onde reside.
Abraçou a carreira da magistratura, tendo sido delegado do Procurador da República de 1967 até 1973, com interrupção de 1968 a 1970, para cumprir
o serviço militar, com mobilização para Angola.
Nomeado juiz de direito em 1973 e juiz desembargador em 1990, ascendeu ao supremo tribunal de justiça em 1998.
Foi vogal do Conselho Superior da Magistratura. Presentemente é Juiz conselheiro jubilado. É sócio fundador e actual vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores Juristas, fundador do Círculo Cultural do Supremo Tribunal de Justiça e membro correspondente das Academias Petropolitanas de Letras e de Letras jurídicas (Petropolis).
Ganhou o prémio "Eça de Queirós 1994" na modalidade de conto.
Para além de publicações em Portugal e no Brasil sobre temáticas jurídicas, publicou, na modalidade de ficção, Contos do Aquém, do Além e do Mar (esgotado), Varandas Para o Atlântico (romance) e Xeque ao Rei Capelo (MinervaCoimbra).

Sem comentários: