quinta-feira, março 21, 2013

«AMORES-PERFEITOS» de JOSÉ RENATO RIBEIRO e MARIA JOSÉ LOPES [LANÇAMENTO EM COIMBRA]





Antecipando a apresentação do livro «AMORES-PERFEITOS» de José Renato Ribeiro e Maria José Lopes foi inaugurada a exposição de "RENATO, pintura de desenho escultura 1960 a 2010". A exposição foi comissariada por Raquel Henriques da Silva. A Galeria do Museu Municipal de Coimbra encheu-se essencialmente de amigos do RENATO e da Maria José Lopes, numa sessão onde  não faltou a evocação de Renato e do amor (quase perfeito) do casal José Renato Ribeiro e Maria José Lopes.
Raquel Henriques da Silva, amiga de longa data de Renato e da Zé, recordou que conheceu este carismático casal por volta de 1970. "O Renato e a Zé eram únicos porque, aos meus olhos, haviam radicalizado tudo. Viviam um para o outro - uma amor absoluto, como nunca vi outro igual - tinham deixado de estudar, não podiam pensar em trabalhar, fora de casa por um salário, porque nunca seria possível encontrar a situação mínima negociável: trabalharem juntos, sempre a olhar um para o outro e a poderem dar as mãos.
Mas a marca mais peculiar daquele casal de vinte anos era serem artistas e reivindicarem-se como tal. O que queriam fazer, e o que queriam fazer, era amarem-se com todo o tempo dos dias e das noites, escreverem, desenharem e pintarem, com o mesmo amor, a mesma constância, a mesma urgência....."
A Profª. Doutora Raquel Henriques da Silva inaugurou a exposição tendo tecido agradecimentos elogiosos ao profissionalismo da Dra. Berta Duarte (Directora do Museu Municipal de Coimbra - Edifício Chiado) e ainda à Dra Joana Barata e a Leonor Oliveira.
Seguiu-se a apresentação do livro «Amores-Perfeitos» de autoria de José Renato Ribeiro e Maria José Lopes.  


Isabel de Carvalho Garcia continuou a sessão, seguindo-se a intervenção de José Ribeiro Ferreira, director da Colecção Poesia Minerva, a apresentação por Gisela Miravent, num belo texto evocativo da sua vivência com os autores. Leitura de poemas por José Machado Lopes, Gisela Miravent e Rui (poeta). Toda a sessão foi carregada de afecto e emoção. Maria José Lopes recordou Renato e
o forte sentimento que os unia para além da paixão pelas artes e ainda por Coimbra onde cultivaram amizades e reencontraram familiares.
A sessão foi encerrada pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Profª Doutora Maria José Azevedo Santos.



MARIA JOSÉ LOPES nasceu em Pontével (Ribatejo), a 2 de Fevereiro de 1949.
Começa a escrever poesia ainda criança. Publica o primeiro livro de poesia – Voo do Poeta – (Edição de Autor) em Maio de1966, quando ainda frequentava o Colégio Andaluz em Santarém. Frequentou a Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa e o Conservatório Nacional – Curso de Arte de Representar e Encenação, onde concluiu o Curso de Arte de Dizer.
Em Junho de 1970, já casada com o pintor Renato, publica o segundo livro de poesia – O Anjo Azul – (também Edição de Autor).
Em Abril de 2006 é editado, pela MinervaCoimbra, o terceiro livro de poesia –
Reciclados e em Julho de 2008 a mesma Editora edita Barras de Código, o seu quarto livro, também de poesia. Continua a escrever poesia.
É pintora de Arte (Zé Lopes).

JOSÉ RENATO  RIBEIRO  nasceu em Lisboa, a 16 de Março de 1949.
Aos 16 anos entra para o Conservatório Nacional de Lisboa, onde frequenta até ao 3º Ano o Curso de Teatro e Encenação. Estuda desenho e escultura no Atelier dos Escultores Vasco Pereira da Conceição e Maria Barreira.
Desde muito jovem escreve poesia e prosa. Publicou artigos sobre arte na revista Atena do Movimento Artístico de Coimbra, na revista Pampilhosa, da Gedepa e em jornais .
Pintor e escultor (RENATO).
Faleceu em Santarém a 27 de Fevereiro de 2011.

Sem comentários: