sexta-feira, dezembro 21, 2012

SOFIA NOBRE E O SEU MAIS RECENTE LIVRO DE POESIA «LIMIAR DA LUZ, FIO DE SOL» [APRESENTAÇÃO EM COIMBRA]




Decorreu na Livraria Minerva Galeria, em Coimbra, o lançamento do livro «Limiar da Luz, Fio de Sol» de Sofia Nobre.

A apresentação foi feita por António Barros e a sessão foi iniciada por Isabel de Carvalho Garcia, em nome das Edições MinervaCoimbra. Sofia Nobre agradeceu, por fim,  a todos os presentes.






Para Sofia Nobre 
«A poesia ultrapassa todos os domínios perceptíveis, racionais e quantas vezes razoáveis. É tanto simples quanto complexa, obrigando intuir a ambiguidade subtil da simples complexidade ou complexa simplicidade. É a simultaneidade e complementaridade ou interdependência da Luz e Sombra, da glória solar e tentação lunar. Prescinde de conceitos, preconceitos, consensos e controvérsias. Despe-se de técnicas, métodos e moralismos, é regra e rigor do amor.
Sai do ventre. É palavra, é verbo, é emoção, sensação, imagem, ritmo e som, é verdade crua: nua metodologia da alma. É talvez a expressão mais eloquente do belo: do belo belo e do feio belo. É a forma mais simples de arte e quiçá a menos fácil.   Por tudo isto ou mesmo nada disto, esta singela obra de aspiração poética tanto escrita como plástica tem a pretensão de traduzir a sublimação da eloquência da contradição do amor: o inferno e agitação, a paz e o silêncio, o mistério da vida.
»


SOFIA NOBRE«As Artes e as Letras, particularmente a Dança, o Desenho e a Poesia foram as suas primeiras paixões manifestas ainda na infância. Cedo
começou a falar e a caminhar. Comunicar é um dos seus talentos, complementando os idiomas aprendidos com a sensibilidade, o gesto delicado e olhar profundo. Tentou compreender a essência da vida através do estudo da Matemática, na FCTUC e posteriormente, em Aveiro.
Obteve formação artística na École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode, Esmod–Paris, France. Mestre em Psicologia Clínica e Doutoranda na Universidad de Extremadura–España. É autora do romance Fúria de Aforismos, publicado em 2004, pela MinervaCoimbra, e ora palestrante e autora de vários artigos científicos, no âmbito da Psicologia.
Sofia apresenta-nos uma escrita eloquente com inequívoco domínio da expressão  e com um estilo muito próprio, desenhado sob uma técnica pura e cuidada, seja na prosa ou na poesia, as suas palavras serpenteiam-nos envolvendo-nos num ritmo voluptuoso de conforto inebriante. Aquilino Ribeiro sentenciou indubitavelmente Limiar da Luz, Fio de Sol à intemporalidade pois que: “Em literatura o estilo é como o álcool para os corpos embalsamados: conserva-a.”»
Susana Nobre

Sem comentários: