Fátima Lopes Cardoso estará em Proença-a-Nova, no próximo dia 23 de Novembro, pelas 21h00, para a apresentar o seu mais recente livro «JORNALISTAS-ESCRITORES: A NECESSIDADE DA PALAVRA».
Neste livro, FÁTIMA LOPES CARDOSO, através de entrevista a doze jornalistas – e também escritores – de diferentes gerações,António Alçada Baptista, Agustina Bessa-Luís, Urbano Tavares Rodrigues, Baptista-Bastos, Fernando Dacosta,Mário Zambujal, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa,Miguel Sousa Tavares, Catarina Fonseca, Cláudia Galhós e Pedro Rosa Mendes, pretende mostrar as vontades e intenções que levam um jornalista a escrever romances. E anula qualquer preconceito e receios de quem nunca soube compreender o jornalismo.
Este livro, publicado com a chancela das Edições MinervaCoimbra, é o número 59 da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita.
FÁTIMA LOPES CARDOSO é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, doutoranda em Ciências da Comunicação, especialidade Comunicação e Artes, Pela FCSH, da Universidade Nova de Lisboa, e licenciada em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Começa a trabalhar no jornal A Capital (1997); grupo Impala (1999), onde escreve sobre cinema na revista TV 7Dias;jornal Público (2000) passando mais tarde a integrar a equipa do Público Centro como correspondente do distrito de Castelo Branco. Em 2004 entra no Grupo Cofina para escrever sobre cinema na revista TV Guia e Correio da Manhã. Jornalista freelancer desde 2006, colabora com diversos órgãos de Imprensa nacional, como Domingo Magazine, do Correio da Manhã, Sábado, Fugas, do jornalPúblico, Saber Viver e escreve crítica literária na revista Os Meus livros.
Em 2006, torna-se docente na licenciatura em Comunicação e Multimédia da Universidade Lusíada de Lisboa. Em 2008, lecciona a cadeira de Discurso dos Media, no curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve. Atualmente, além de jornalista freelance, é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem (CECL), da Universidade Nova de Lisboa, e FCT, bem como docente da Universidade Lusíada de Lisboa. É ainda
Sem comentários:
Enviar um comentário