quinta-feira, outubro 18, 2012

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES «SETEMBRO VERMELHO» de CÂNDIDO FERREIRA


 Dia 18 – Braga – Livraria Centésima Página – 18H30M – Com José Manuel Barbosa e José Dias
Dia 19 – Guimarães – Biblioteca Municipal Raul Brandão – Com Capela Miguel, Encarnação Reis e José Dias.
Dia 20 - Mira – Museu Municipal -  16 Horas – Com o Prof. Cidalino Madaleno, entre outros.

O romance
Até meados do século passado, Coimbra sempre gozou de enorme importância no contexto da literatura portuguesa, sendo as suas editoras pontos de passagem obrigatória de quase todos os autores nacionais. E quem não se lembra de escritores residentes com a envergadura de um Miguel Torga, Fernando Namora e Carlos Oliveira que pontificavam na literatura portuguesa e faziam o orgulho desta cidade?

Setembro Vermelho, o novo romance histórico de Cândido Ferreira, que a MinervaCoimbra acaba de editar, é uma tentativa de regresso a essa honrosa tradição: não, apenas, porque o seu autor estudou em Coimbra, em cujas fontes bebeu; sobretudo porque a acção, que toca profundamente a realidade portuguesa, neste início do século XXI, se centra em Coimbra, decorrendo em torno da célebre crise académica de 1969, que o escritor viveu.

A MinervaCoimbra acredita que Setembro Vermelho é uma das raras obras que certamente vai ficar como um referencial daqueles que nestes tempos em que a esperança fenece, não desistem de ir à procura de um mundo melhor.



Sem comentários: