sexta-feira, outubro 26, 2012

«UMA VIAGEM AO QUÉNIA» por CARLOS COSTA ALMEIDA [CICLO CULTURAS E PAISAGENS]




Decorreu na Livraria Minerva do Bº Norton de Matos, em Coimbra, mais uma sessão  do ciclo «Culturas e Paisagens». Carlos Costa Almeida, ilustrou a sua apresentação de «UMA VIAGEM AO QUÉNIA» com fotografias e video desta sua primeira incursão na África negra. Foram transmitidas impressões,  vivências e opiniões numa reunião aberta  ao convívio e troca de experiências. A próxima sessão terá lugar dia 6 de Novembro, pelas 18h30, com António Manuel Ramires e «UMA VIAGEM À TANZÂNIA».


O Quénia está situado na África oriental, tendo fronteiras a leste com a Somália, a norte com a Etiópia e com o Sudão do Sul, a oeste com Uganda, a sudoeste com a Tanzânia e a sudeste é banhado pelo Oceano Índico. As imagens a que assistência teve oportunidade de assistir deram uma perspectiva da flora e fauna do Quénia. Sendo a flora diversificada, destacam-se as palmeiras a teca e o sândalo, algumas das valiosas espécies, que crescem nas florestas costeiras.
O Quénia é também famoso pela sua fauna rica em vida selvagem: antílopes, elefantes, rinocerontes, zebras, girafas, leões e outros grandes felinos e ainda répteis e aves.

Das aves destacam-se os célebres flamingos literalmente cor de rosa que habitam o lago Nakuru, no Quênia. Ali se reunem centenas de milhares destes pássaros, criando um espetáculo esplenderoso e  sui generis para os milhões de turistas que visitam este país africano. 
Quénia tornou-se mais conhecido através da visão que Karen Blixen deixou no seu livro "África Minha" que, mais tarde, seria adaptado ao cinema por Sydney Pollack, com Meryl Streep.           Quénia tem uma cultura predominantemente popular e multifacetada em virtude de um número extraordinário de tribos diferentes (cerca de 70), como os masai, os cambas, os quicuios e os calenjins.

Sem comentários: