terça-feira, novembro 06, 2012

«CASTICISMO EM UNAMUNO E TORGA», de CARLOS CARRANCA [ COIMBRA] 9 DE NOVEMBRO. 18H30 [LIVRARIA MINERVA]



CONVITE
As Edições MinervaCoimbra e o Autor

têm a honra de convidar V. Exa para o lançamento do livro
 «CASTICISMO EM UNAMUNO E TORGA», de Carlos Carranca.
A apresentação será feita por Dr. António Arnaut e Prof. Doutor Eugénio Lisboa.

A sessão terá lugar no dia 9 de Novembro de 2012, pelas 18h30, 

na Livraria Minerva, Ruia de Macau, 52 (Bº Norton de Matos),

em Coimbra.


Este livro tomando como referências maiores da Ibéria, Unamuno e Torga, questiona o que há de mais profundo na identidade nacional.

 O livro:
«Penso que o objectivo visado foi mostrar-nos, à boleia dos dois grandes escritores ibéricos, um casticismo não redutor, não paroquial, não reaccionário, mas, antes, universal e claramente aberto  a outros alimentos. Não purista, num sentido estreito e mesquinhamente conservador, como aqueles puristas da língua, que vêem inimigos escondidos em cada canto e recanto  (…)
Já por aqui se está a ver a contundente riqueza dos alimentos para debate que este belo livro de Carlos Carranca acolhe e propicia. Um debate empenhado, agónico, a quente, como aqueles que amava e praticava o autor de En Torno Al Casticismo  e também o seu rebelde discípulo e admirador Miguel Torga.»
                       Eugénio Lisboa

«Carlos Carranca, orgulho dos seus Mestres, é estudioso destacável na tese que teve a coragem de apresentar e que o coloca como digno cultor das figuras “quase” divinas das personagens que para sempre foram objecto de profícuo e salutar trabalho.»
                       Justino Mendes e Almeida

Sem comentários: