segunda-feira, março 19, 2012

«O FUTURO DAS CIDADES» de JOSÉ F.G. MENDES [ APRESENTAÇÃO DIA 20 DE MARÇO, 18H30 ] COIMBRA



CONVITE
O Autor, as Edições MinervaCoimbra e a Directora do Museu 
Nacional de Machado de Castro
têm o prazer de convidar V. Exa. para o lançamento do livro
O FUTURO DAS CIDADES
de autoria de José Mendes
(Vice-Reitor da Universidade do Minho
para a Inovação e Empreendedorismo).

A apresentação será feita pelo Prof. Luís Braga da Cruz
(Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho)
e pelo Prof. Carlos Abreu Amorim (Deputado do PSD).
A sessão realiza-se no próximo dia 20 de Março, pelas 18H30, 
no Museu Nacional de Machado de Castro
(Largo Dr. José Rodrigues - Alta de Coimbra).
***
«Este livro apresenta uma visão clara e contemporânea do futuro das cidades» (LUÍS BRAGA DA CRUZ)
«O futuro das cidades, estimulador e motivador página a página» (CARLOS ABREU AMORIM)

«O futuro das cidades, obra admirável para futuros autarcas» (CARLOS ABREU AMORIM)
O livro:
Partindo da análise de sete mega-tendências globais, em “O Futuro das Cidades” o autor elenca um conjunto de desafios que se colocam às cidades contemporâneas, propondo o conceito “Cidade Incubadora”. Este ensaio pretende demonstrar que, apesar da conotação da ideia de cidade a fatores de insegurança, poluição ou desigualdade, as urbes representam propostas de valor com potencial. A ideia desta publicação é tornar-se uma referência bibliográfica para os que pensam e planeiam as cidades atuais. Mais do que um tratado ou exercício futurista, o autor propõe, na sua mais recente publicação, um conceito de futuro para as cidades do presente. A obra tem o carimbo da MinervaCoimbra. 
                     

    José Mendes
     é professor catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho, onde ocupa atualmente o cargo de Vice-Reitor para a Inovação. Ao longo da sua carreira, foi consultor para questões do planeamento do território em diversas instâncias nacionais e internacionais, como o Governo Português, o Governo Regional dos Açores, a Agência Portuguesa do Ambiente, a CCDR-Norte, o Gabinete para a Mobilidade Elétrica, dezenas de municípios, a Comissão Europeia, a European Training Foundation, o Natural Environment Research Council (UK), entre outros. Foi docente e investigador convidado na Universidade de Bolonha (Itália), na Universidade de São Paulo (Brasil), na Silesian Technical University (Polónia) e na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). É autor de vários livros e de cerca de setenta artigos científicos. 

José F. Mendes Equipa Reitoral

 www.uminho.pt/uminho/reitoria/equipa-reitoral

Vice-reitor: Infra-estrutura, Inovação e Projectos Especiais

É Professor Catedrático de Nomeação Definitiva do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, desde 2003. É licenciado (1987) e doutorado (1993) em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, onde obteve o grau de Agregado na especialidade de Planeamento e Arquitectura em 2001. Completou os programas de pós-graduação Driving Government Performance (INA/Harvard University, 2004), Innovation for Growth (COTEC/North Caroline State University, 2006) e Mini-MBA (Escola de Negócios do ISCTE, 2006).
Entre 2006 e 2009, foi Presidente do Conselho de Administração e Director de Inovação da sociedade anónima Innovation Point, S.A., período durante o qual não exerceu actividade em exclusividade na Universidade. Entre 2002 e 2005, foi sucessivamente Pró-Reitor e Vice-Reitor da Universidade do Minho, tendo assumido as seguintes funções: Planeamento Estratégico, Relações Externas no Âmbito do Desenvolvimento e Ordenamento do Território, Investimentos e Gestão de Instalações e Qualidade de Vida nos Campi. Foi Vice-Presidente da Escola de Engenharia (2001-02) e Director do Departamento de Engenharia Civil (1997-99). Por nomeação do Ministro da Ciência e Ensino Superior, foi Representante Nacional na Acção COST C12 (2000-04) e Promotor de Bolonha (2004-05).
Tem sido, desde 2001, consultor e avaliador das seguintes entidades internacionais: European Commission (DG Research, Brussels); Education, Audiovisual and Cultural Executive Agency (EACEA, Brussels); European Training Foundation (ETF, Torino); Natural Environment Research Council (NERC, UK). Ao longo da sua carreira académica, foi investigador e professor convidado em diversas Universidades em Portugal, Itália, Polónia, Brasil e Moçambique. A sua obra científica está publicada em 5 livros e mais de 60 artigos científicos, tendo orientado 5 doutoramentos, 12 mestrados (pré-Bolonha) e 5 pós-doutoramentos.
Foi distinguido com o Sendai Prize (2003, Sendai, Japão), Prémio Fundação António d'Almeida (1989) e Prémio Associação Industrial do Minho (1987).
     

Sem comentários: