quinta-feira, novembro 17, 2011

« O TOMBO DA REPÚBLICA - ENSAIO SOBRE O PERÍODO INICIAL DO NOVO REGIME POLÍTICO (1910-1926)» de EDGARD PANÃO


 Edgard Panão, Manuel Augusto Rodrigues, Isabel de Carvalho Garcia

Decorreu na Galeria da livraria Minerva a apresentação do livro « O TOMBO DA REPÚBLICA - ENSAIO SOBRE O PERÍODO INICIAL DO NOVO REGIME POLÍTICO (1910-1926)» de autoria de Edgard Panão. A apresentação coube a Manuel Augusto Rodrigues professor da FLUC, jubilado, e Director do Arquivo da UC (1980-2003). A sessão integrou-se nas "Terças-feiras de Minerva".


Desafiado pela editora, Isabel de Carvalho Garcia, a justificar a escolha do título "O Tombo da República", Edgard Panão explicou que
" a expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrar, inventariar inscrever bens nos arquivos...”
Edgard Panão referiu ainda que  pretendeu com este trabalho "contribuir para uma melhor compreensão teórica e uma outra análise do período da 1ª República em Portugal ". Para além de uma interpretação objetiva dos acontecimentos, ilustrou os mesmos com noticias publicadas na imprensa da altura onde se destaca o jornal "O Século".


Já para Manuel Augusto Rodrigues "O livro de Edgard Panão constitui um excelente instrumento para apreciar numa perspectiva de análise serena e altamente construtiva uma fase especial da nossa história. Valioso contributo que ajuda a uma reflexão desapaixonada que indo muito para além do espaço cronológico em que se situa tem o condão de fornecer uma assinalável abrangência do passado com o presente e o futuro."

Este livro tem a particularidade de ser dedicado ao bisavô do Autor, António Panão, que quando havia eleições "era levado, com abusada assiduidade, pelos caciques do Partido majoritário para a masmorra do vizinho Castelo da Ega".




 Edgard António, Anabela, Edgard Panão(Filho), Edgard Panão, Albertina Panão


Edgard Panão nasceu em Penela. Viveu em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História em vários liceus do país director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito) Angola, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro; responsável pelos Serviços de Educação em Dili. Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja. 
Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006), “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), "Os Trautos de Miranda" (2008), "Comentário - O outro lado da coisa" (2009), "Os convencidos da Vida" (2010), estes cinco últimos livros com a chancela das Ediçõs MinervaCoimbra.

Sem comentários: