quinta-feira, maio 26, 2011

POSSO SER? DINÂMICAS GRUPAIS EM TORNO DA PERSONALIDADE E DO ENVELHECIMENTO de MARGARIDA PEDROSO de LIMA e ABI GAIL [26 DE MAIO, 18H00, TAGV] COIMBRA




CONVITE

As Edições MinervaCoimbra, as Autoras e a Directora do TAGV
têm o prazer de convidar para o lançamento do livro
POSSO SER?
Dinâmicas grupais em torno da personalidade e do envelhecimento
de Margarida Pedroso de Lima e Abi Gail.

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu.
Textos de Abi Gail nas vozes de João de Oliveira e Maria Toscano.

A sessão realiza-se no próximo dia 26 de Maio, pelas 18H00,
no Foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

****
O livro
Posso ser? Permitem-me ser? Sou aceite? O desafio deste livro prende-se com uma das questões
fundamentais a que a nossa sociedade tem forçosamente de responder: permitimos aos nossos mais velhos ser?
In Prefácio:
"A nossa personalidade é a nossa prisão? É aquilo que nos limita ou aquilo que nos possibilita aproveitar o mundo e usufruir?
Conforme vamos envelhecendo, a nossa personalidade funciona como o ninho protector que nos permite arriscar com segurança ou como a madrasta inquinada que nos obriga a varrer a vida sempre da mesma forma? É aquilo que somos e a que podemos retornar ou aquilo que levamos sempre connosco? É aquilo que nos permite viver bem as diferentes fases da vida ou lamentar que o sol se ponha todos os dias?..."

As autoras
Margarida Pedroso de Lima
Psicóloga, Mestre em psicologia da Educação e Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, exerce funções de Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde lecciona disciplinas de psicologia do desenvolvimento na idade adulta. As suas áreas de interesse vão para a intervenção desenvolvimental e terapêutica com grupos e para a investigação sobre os factores promotores de bem-estar na idade adulta avançada.

Abi Gail
Escolheu para si este nome híbrido, que lhe soa a ele e a ela, ao divino e ao profano, ao ocidente e ao oriente e às rezas entoadas pelas multidões, como murmúrios ou cânticos de descentração, destinados a fazer esquecer, a cada um, a sua identidade. Já fez algumas coisas na vida e conta fazer umas quantas mais. Gosta de mudar e também de permanecer, tudo depende do estado em que se encontra. Se fosse bicho, seria um animal metamórfico: de vez em quando com asas, outras vezes rastejante. Se fosse intelectual, entreter-se-ia na variedade e pensaria, disciplinadamente, em miscelâneas. Agradam-lhe as imagens com palavras dentro e mais ainda aquelas que habitam o silêncio. Quanto mais conhece a ciência, mais gosta da literatura, mas toma frequentemente café com as duas, sentadas à mesma mesa. A despesa é sempre por sua conta, a não ser que consiga enganar uma e outra.

ÍNDICE:
Prefácio; I. Enquadramento teórico; Introdução; O que é a personalidade; Breve história da Psicologia da Personalidade
II. Ciclo de Vida; Nascimento ou "Foi você que não pediu um novo bébé?"; Infância ou Amor; Adolescência ou Eu no Plural; Juventude ou Azimute; Maturidade ou Arbítrio; Velhice ou Antecipação; Morte-em-Vida

Sem comentários: