Convite
A Galeria Minerva, R. Cunha e V. Berardo têm o prazer de convidar
para a inauguração da exposição de pintura de
RUI CUNHA e VASCO BERARDO
Sábado, 26 de Março, pelas 18 horas, na Galeria Minerva,
Rua de Macau, 52 (Bº Norton de Matos) em Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 27 de Abril.
***
Rui Cunha nasceu em Coimbra a 2 de Outubro de 1942. Frequentou, nesta cidade, o Círculo de Artes Plásticas da AAC, sobre orientação do mestre brasileiro Waldemar da Costa. Estagiou cerâmica industrial e artística na empresa Miderâmica (1976) em Coimbra.
No ano seguinte, criou e montou fábrica de cerâmica, projecto que liderou até 1982. Sócio fundador da “Galeria 5” (1987), projecto renovador na Cidade de Coimbra. Rui Cunha conta com inúmeras exposições individuais e colectivas e os seus trabalhos estão representados em algumas embaixadas e por inúmeros coleccionadores particulares, nacionais e estrangeiros.
Vasco Berardo é um crítico social. Inconformado, vai expressando o que sente na vasta obra que constrói. A exposição a inaugurar a 26 de Março, é composta de quadros cujas
" cenas são várias e diferentes estando, no entanto, relacionadas com a vida social actual e com os seus problemas, dificuldades, ambições, expectativas, desejos e manias.
Somos controlados, manietados e há sempre alguém por trás a puxar os cordelinhos.
Até aquilo que nos dá prazer ou alegria tende a desaparecer..."
Esta sua exposição intitula-se "MARIONETAS"
Para se poder dedicar mais intensamente à cerâmica artística e para estar em contacto permanente com as técnicas utilizadas neste campo, vai trabalhar para uma fábrica onde permanece até aos 16 anos. Para o seu enriquecimento profissional contribuíram os mestres Manuel Pereira, oleiro, António Vitorino, aguarelista e o arquitecto Fernandes.
Juntamente com jovens artistas, funda o grupo denominado “Os Novos de Coimbra”. Entre 1951 e 1956 participa em várias exposições colectivas com os “Novos”. Colabora na ilustração de poesia e ilustra capas de livros.
Em 1954 presta serviço militar. Após o cumprimento do mesmo, regressa à sua actividade artística continuando com as exposições e a trabalhar no atelier de seu irmão José Berardo, onde realiza trabalhos em cerâmica. Em 1956 executa o seu primeiro mural para os Estados Unidos da América.
Aos 25 anos executa o seu segundo mural cerâmico para decorar o Café Mandarim na Praça da República em Coimbra.Faz decoração de pavilhões industriais e estabelecimentos comerciais. Aos 28 anos, em 1961, abre a fábrica “Faianças Berardos” onde executa o seu primeiro trabalho em baixo-relevo para a residência do jornalista Rocha Pato. Colabora com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.
Em 1962 é preso pela P.I.D.E. durante oito meses. Primeiro em Caxias e depois no Aljube.
Em 1965 aparece em público com a sua primeira exposição individual. Em 1967, quando os seus trabalhos começam a notabilizar-se, sobretudo as esculturas por serem diferentes do que até então se tinha feito, vai para Lisboa onde trabalha
Em 1969 faz uma digressão ao Canadá. A Arte Esquimó atrai-o fortemente pela forma e pela cor. Vende obra de pintura e escultura a particulares e faz a decoração do Fundo de Fomento Português em Montreal. Desenha também móveis de estilo para entalhadores e marceneiros portugueses residentes naquele país. Do Canadá vai aos Estados Unidos, Angola e Moçambique. Regressa a Portugal e é nesta altura, em 1971, que executa o seu primeiro trabalho de medalhística. É convidado de imediato para trabalhar com o Gabinete Português de Medalhística de Lisboa e em 73 pela Galeria Pisanello. Faz em 1973 a medalha do 600º Aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa pela qual recebe um louvor da Câmara dos Lordes, No mesmo ano faz o mural cerâmico do Restaurante Tricana de Coimbra.
Em 1974 abre a Galeria Égide e um atelier que, no final desse mesmo ano, devido às convulsões do 25 de Abril, acaba por encerrar.
Em 1975 ganha o 1º Prémio Internacional da Medalha na Polónia com a medalha “Os Direitos do Homem”. Participa em certames internacionais, nomeadamente na Alemanha, Hungria, Lisboa e Porto.
Em 1978 inicia a sua colaboração com a Medalharte de Coimbra e com a Galeria da Arte da Medalha do Porto. Em 1982 é editado um álbum de 12 gravuras com a sua criação feita para medalha que foi editada pela Livraria Almedina, “Os Cavaleiros do Apocalipse”. Faz várias tapeçarias que vende maioritariamente para Inglaterra.
Em 1983, o Gabinete Português de Medalhística solicita-lhe uma colecção de quinze medalhas com os principais monumentos de Lisboa, Porto e Coimbra. Executa o busto e pedestal do Dr. Afonso Pimenta Simões para Arazede e a Artinveste de Coimbra edita uma colecção de pratos de porcelana com os Deuses da Mitologia da sua autoria.
Em 1984, a pedido da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, faz a cabeça do poeta Afonso Duarte.
Em 1985 executa o busto do Professor Doutor Vieira de Carvalho, Presidente da Câmara de Gondomar. No mesmo ano faz o mural para o edifício “Fernão de Magalhães” em Coimbra e recebe convites da TAP, Banco de Fomento Nacional e do Estado Português para vários concursos.
Em 1986 faz quatro placas em bronze para um monumento no Distrito da Guarda (escultura).
Em 1989 a Secretaria de Estado da Cultura adquire uma tela da sua autoria.
Em 1990 faz um mural para o Centro Hospitalar de Coimbra (Hospital dos Covões). No mesmo ano faz o cartaz para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra dos Cursos de Verão e o de História da Arte, integrado nas comemorações dos 700 anos da mesma Universidade.
Executa a medalha dos 700 Anos da Universidade de Coimbra.
Pela emissão da colecção de medalhas “As Sés Portuguesas” e na mesma altura em que se celebravam os 900 anos da Sé de Braga, é apresentado, na delegação do Banco Português do Atlântico ao Bispo D. Eurico Nogueira.
Faz o cartaz para as Festas da Rainha Santa e da Cidade de Coimbra.
A pedido do Ministério da Justiça faz um mural com 27 metros quadrados para o Palácio da Justiça de Montemor-o-Velho.
Em 1991 para os Serviços Sociais da Universidade de Coimbra executa um mural com 28 metros quadrados para o Centro Cultural D. Dinis. No mesmo ano a Câmara Municipal de Miranda do Corvo pede-lhe uma tela para o Auditório com a área de 5,40 metros quadrados. No mesmo ano faz o cartaz para o Congresso de Nefrologia e Obstetrícia dos H.U.C. A firma Construções Ramos de Carvalho encomenda-lhe o mural para o Largo de Celas, para o edifício Cruzeiro com a área de 40,80 metros quadrados com a história do Mosteiro de Celas.
Para uma colecção particular pinta uma tela com o tema “O Pinhal de Leiria e o Reinado de D. D. Dinis” com 1,70 por 1,40 metros.
Faz o cartaz para o Congresso de Nefrologia e Obstetrícia para os Hospitais da Universidade de Coimbra – Maternidade Daniel de Matos.
Ainda para o Centro Cultural D. Dinis pinta um vitral com temas académicos para a sala de concertos. Elabora o cartaz e faz a medalha para o Congresso de Aterosclerose dos HUC.
Em 1993 a Santa Casa da Misericórdia de Arganil encomenda-lhe um monumento em granito em homenagem aos seus benfeitores, Comendador Pereira da Cruz e Senhora, bem como um mural com 58,5 metros quadrados com temática regional.
Em 1994 para os HUC faz o cartaz do Congresso de Obstetrícia (Maternidade Dr. Daniel de Matos). Durante o mesmo ano faz várias medalhas das quais se destaca a do Curso Jurídico de 1954. A Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra pede-lhe o mural que está colocado no átrio de entrada daquela unidade, com a área de 6,70 metros quadrados.
Em 1995, é escolhido para fazer várias obras para a Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto. Começa com a pintura de telas de grande dimensão representando as figuras mais importantes na história da enfermagem. Em 1996 continua com o trabalho para esta escola, mas para murais de azulejo, com a representação de todos os passos do curso de enfermagem.
Os Padres Franciscanos encomendam-lhe um mural para o pórtico da Igreja da Avenida Dias da Silva, em Coimbra, representando Santo António e o seu ingresso na Ordem dos Franciscanos. No início de 1996 faz a máscara do Professor Santos Bessa para Escola Preparatória de Montemor-o-Velho, por encomenda da Câmara Municipal, bem como a medalha para condecoração daquela entidade.
Uma das medalhas feitas em 96 foi a dos 70 Anos da Ordem dos Advogados que lhe mereceu um louvor.
A Recauchutagem Seiça da Marinha Grande pede-lhe o busto e a medalha do sócio, Arnaldo Tavares. Também para a Marinha Grande faz a Medalha para o Congresso dos Moldes.
Edita uma nova colecção dos signos ocidentais em medalhas de 40 mm .
Em 1997 faz o mural para o Centro de Dia do Barco (Covilhã) a pedido do Ministério da Solidariedade e Segurança Social.
A Câmara Municipal de Castanheira de Pêra encomenda-lhe um mural em azulejo e um grupo escultórico em mármore.
Em 1998 a Fundação Bissaya Barreto pede-lhe a execução da estátua do seu patrono Professor Bissaya Barreto, colocada em frente ao Portugal dos Pequenitos em Santa Clara. A dimensão da estátua provoca várias críticas. A estátua foi projectada e dimensionada para a rotunda da Avenida Fernão de Magalhães. A colocação em Santa Clara foi decidida entre a Fundação Bissaya Barreto e a Câmara Municipal.
Em 1999 para a empresa Madeira & Madeira faz o busto do seu patrono Senhor Manuel Madeira
Executa 12 painéis em azulejo para os Serviços Sociais da Universidade de Coimbra com os temas “O Pão”, “O Azeite” e “O Vinho”.
No campo da medalhística executa 10 peças para o Gabinete Português de Medalhística com o tema 500 Anos do Descobrimento do Brasil.
Em Dezembro de 1999 expõe em Coimbra, na Livraria/Galeria Minerva, com seu filho João Berardo.
A Câmara de Condeixa-a-Nova pede-lhe a estátua a São Bento Menni para colocar numa praça pública.
Faz a estátua de homenagem ao Bombeiro Voluntário para a cidade de Águeda.
Executa dois murais em azulejo para a Igreja de S. José em Coimbra.
Ainda neste ano faz a medalha, comemorativa dos Quinhentos anos da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
Em 2000 faz para a Praça da Canção “O Piano” a pedido da Câmara Municipal de Coimbra que é inaugurado em Outubro de 2001.
Em 2005 projecta e executa o “Jardim dos Ensinamentos” em homenagem ao Padre Manuel Antunes a pedido da Câmara Municipal da Sertã.
Em 2006 faz um mural para a sua residência que intitulou de “História da Borboleta Rara”
Em 2007 a Ordem dos Enfermeiros da Zona Centro encomenda-lhe dois murais cerâmicos para as novas instalações.
Em 2008 faz mais um mural para o jardim da sua residência.
AZULEJARIA – MURAIS CERÂMICOS DE VASCO BERARDO
1959 Mural Café Mandarim Coimbra – 5m x 5m
1961 Baixo-relevo Residência do jornalista Rocha Pato – Coimbra 1,60m x 1,60m
1973 Mural Restaurante Tricana – Coimbra – 2m x 3m
1983 Mural Residência particular Aveiro
1983 Mural residência particular Coimbra
1985 Mural Restaurante Tem-Tem Santa Luzia Coimbra
1985 Mural Edifício Fernão de Magalhães – Coimbra – 4m x 1,80m
1990 Mural Centro Hospitalar de Coimbra – Hospital dos Covões – 3,70m x 3m
1990 Mural Palácio da Justiça de Montemor-o-Velho – Ministério da Justiça 27m2
1991 Mural Serviços Sociais da Universidade de Coimbra – Centro Cultural D. Diniz
25m2
1992 Mural Construções Ramos de Carvalho – Edifício Cruzeiro – Cruz de Celas – Coimbra – 41,80m2
1993 Mural Santa Casa da Misericórdia de Arganil – 58,2m2
1994 Mural Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra Hospital de Celas – 4,20m x 1,65m
1996 Mural Igreja dos Padres Franciscanos – Pórtico – Avenida Dias da Silva Coimbra – 5,20m2
1996 3 Murais para a Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto 11,80m2; 9,5m2; 9m2
1997 Mural ARPAZ – Centro de Dia do Barco – Covilhã Ministério da Solidariedade Social – 8m2
1998 Mural para a Câmara Municipal de Castanheira de Pêra – 3m x 12m
1998/99 12 Murais para as Cantinas dos Serviços Sociais
da Universidade de Coimbra 1,50mx1,05m 2000 2 Murais para a Igreja de São José – Coimbra – Celebração do Ano Jubilar – 4,70m x 2,55m
2005 Murais para o “Jardim dos Ensinamentos” – Padre Manuel Antunes – Sertã
2007 2 Murais para a Ordem dos Enfermeiros da Zona Centro – 1,50m x 1,65m
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
1965 - Turismo de Coimbra1967 - Galeria Borges Aveiro
1966 - Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
1966 - Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
1968 - Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
1968 - Feira Industrial de Santarém
1969 - Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
1969 - Junta de Turismo da Costa do Sol
1971 - Turismo de Coimbra
1971 - Hotel Alvor Algarve
1971 - Biblioteca Municipal de Tomar
1971 - Galeria da Livraria Victor Braga
1972 - Galeria “O Convés” Aveiro
1977 - Galeria “Iglu” Coimbra
1980 - Galeria “Peninsular” Figueira da Foz
1980 - Turismo de Coimbra
1986 - Galeria Roca Marinha Grande
1986 - Bric-a-Brac Coimbra
1988 - Bric-a-Brac Coimbra
1989 - Galeria A Grade Aveiro
1989 - Garden Bar Coimbra
1989 - Galeria Amarte Tomar
1989 - Galeria Arte Vária Coimbra
1991 - Caixa Vigo Vigo Espanha
1991 - Galeria do Centro Cultural D. Diniz Coimbra
1992 - Galeria Época Guarda
1994 - Galeria Cris-Shop Coimbra
1995 - Hotel Almedina Coimbra
1996 - 45 Anos de Vida Artística – Casa Municipal da Cultura
1999 – Galeria Minerva Coimbra
2002 – Galeria Minerva Coimbra
2003 - Galeria Rodrigues Lobo Leiria
2003 - Centro Cultural do Fundão – Câmara Municipal
2004 - Galeria Rodrigues Lobo Leiria
2004 - Casa do Bispo Castelo Branco
2004 - Hotel “As Américas” Aveiro
2004 - Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra
2005 – Centro Cultural de Fundão – Câmara Municipal
2005 – Centro Cultural de Figueiró dos Vinhos – Câmara Municipal
2006 – Galeria Minerva Coimbra
2007 – Galeria Minerva Coimbra
2008 – Galeria Minerva Coimbra
2008 – Casa da Cultura – Câmara Municipal de Coimbra
2009 – Restaurante Acepipe Real - Mortágua
2010 – Restaurante Acepipe Real - Mortágua
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS
1951 - Novos de Coimbra
1952 - Novos de Coimbra
1956 - Novos de Coimbra – Poesia Ilustrada
1960 - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
1969 - Salão de Primavera da Junta de Turismo da Costa do Sol
1972 - Colégio de St.ª Catarina Figueira da Foz
1972 - IV Exposição Filatélica Luso-Brasileira Aveiro
1973 - 1ª Feira da Moeda e da Medalha Hotel Estoril Sol
1975 - Exposição Medalha Comemorativa Religiosa – Ano Santo – Fátima
1978 - Museu Nacional de Machado de Castro – MAC – Coimbra
1980 - Galeria A Grade Aveiro
1980 - Exposição das Festas da Rainha Santa – MAC- Coimbra
1981 - Colectiva 4 – Rotary Club de Santarém
1981 - Exposição de Rua – MAC- Bairro Norton de Matos – Coimbra
1981 - Exposição de Rua – MAC – Solum – Coimbra
1981 - Casino do Luso
1981 - Exposição a favor das Crianças Deficientes – S. Pedro de Moel
1981 - Colectiva 2 – Vasco Berardo / Alberto Berardo – 1º de Janeiro Coimbra
1984 - Colectiva 6 – Hotel Fonte Santa – Monfortinho
1985 - Colectiva 9 – Rotary Club de Santarém
1986 - Galeria Cris-Shop Coimbra
1987 - Galeria Cris-Shop Coimbra
1987 - Almadarte – Costa da Caparica
1988 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1988 - Congresso de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra
1988 - Colectiva de Natal A Grade – Aveiro
1989 - Congresso de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra
1989 - Hotel Alfamar – Aldeia das Açoteias
1989 - Casa Laxeiro – Vigo – Espanha
1989 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1989 - Palácio dos Coruchéus – Lisboa
1990 - Galeria das Amoreiras – Lisboa
1990 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1990 - Galeria A Roca Marinha Grande
1991 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1991 - Galeria Horizonte Figueira da Foz
1991 - Galeria de Quiaios – Zé Penicheiro
1991 - Galerias 1990 DC – Viana do Castelo
1991 - APPCM – Coimbra
1991 - Colectiva por Timor – Chiado – Coimbra
1991 - Galeria dos Hospitais da Universidade de Coimbra
1992 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1992 - Mosteiro de Celas – Coimbra
1993 - Queima das Fitas 93 – Galeria de A Brasileira – Coimbra
1993 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1993 - Trienal de Vila Nova de Famalicão
1993 - Galeria Roca - Marinha Grande
1993 - Galeria Época – Guarda
1993 - Hotel Almedina “Abril Coimbras Mil” – Coimbra
1994 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
1994 - Palácio dos Grilos – Coimbra
1995 - Galeria Alambique – Vale da Silva
1995 - Centro Cultural do Bairro Norton de Matos – Coimbra
1995 - Galeria de São Francisco – Irmãos Berardo – Coimbra
1998 - Galeria de Montemor-o-Velho
1998 - Casa d’Hoje – Coimbra
1998 - Galeria Oriana Coimbra
1999 - Livraria Minerva – Vasco e João Berardo – Coimbra
2000 - Casa Museu Bissaya Barreto – Alfa Romeu
2000 - Livraria Minerva – João Berardo, Rui Cunha e Vasco Berardo
2000 - Fundação Dionísio Pinheiro – Águeda
2000 – Bienal de Pintura de Vila Real ( ARCA)
2001 - Bric-a-Brac Coimbra
2002 - Galeria Almedina – Museu do Chiado – Coimbra
2002 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
2002 - Museu da Cidade – Chiado – Coimbra
2003 - Galeria “O Rastro” Coimbra
2004 - Câmara Municipal de Miranda do Corvo
2006 – Quinta da Sobreira Quinhentista – Ançã
2006 – Galeria Minerva
2006 – Câmara Municipal de Ca Coimbrastanheira de Pêra
2007 - Galeria Minerva Coimbra
2007 - Câmara Municipal de Castanheira de Pêra
2007 – Vasco Berardo e João Berardo – Bric-a-Brac – Coimbra
2007 – Casa Museu Bissaya Barreto
2008 - Galeria Minerva Coimbra
2008 – Convento de S. Francisco - Coimbra
2009 – Mostra Colectiva de Pintura e Cerâmica – Bric-a-Brac – Coimbra
2009 – Galeria “O Rastro” – Figueira da Foz
2010 – Galeria Minerva Coimbra
REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS – MEDALHÍSTICA
Representa Portugal nos seguintes certames:
1973 - XV Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille de Cologne – Alemanha
1974 - Exposição Internacional do Porto – Portugal
1975 - XVI Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille Actuelle de la Fidem – Cracovie – Polónia onde ganha o 1º Prémio Internacional de Medalha com “Os Direitos do Homem”
1976 - Muzeum Sztukli Medalierskiej – Wroclaw – Polónia
1977 - XVII Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille Actuelle de la Fidem – Budapest – Hungria
1979 - XVIII Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille Actuelle de la Fidem – Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa
2004 - Exposição do Gabinete Português de Medalhística – 35 Anos na Caixa Geral de Depósitos de Lisboa
OBRAS REALIZADAS PARA SÉRIES – MEDALHÍSTICA
· Signos Ocidentais /12 medalhas
Gabinete Português de Medalhística, Lisboa 1972
Gabinete Português de Medalhística, Lisboa 1972
- Galeotas /7 medalhas, Lisboa 1972N
- Navegadores /18medalhas , Lisboa1973
- Moinhos Portugueses /8 medalhas,Lisboa 1973
- Figuras da Medicina /12 medalhas, Lisboa 1973
- Corsários /12 medalhas, Galeria Pisanello, Lisboa 1974
- Cavaleiros do Apocalipse /6 medalhas, Livraria Almedina, Coimbra 1975
- Signos Orientais /12 medalhas,Galeria de Arte da Medalha, Porto 1977
- Palácios Portugueses /18 medalhas,Medalharte, Coimbra 1979/84/85
- Capitais de Distrito /22 medalhas, Galeria de Arte da Medalha, Porto1980
- Santuários de Portugal /6 medalhas,Medalharte, Coimbra 1982
- Monumentos de Coimbra, Lisboa e Porto /15 medalhas G. P. M. , Lisboa 1982
- Mosteiros de Portugal /5 medalhas, Medalharte, Coimbra 1982
- Mitologia /15 medalhas,Galeria da Arte da Medalha Porto, (obra não editada)
- Castelos Portugueses /20 medalhas,Medalharte, Coimbra 1984/85
- Sés Portuguesas /10 medalhas, Medalharte, Coimbra 1987
- Quiosques de Lisboa /4 medalhas,G. P. M., Lisboa 1987
- Signos Ocidentais /12 medalhas, Vasco Berardo, Coimbra 1996
- 500 Anos do Descobrimento do Brasil /10 medalhas, G. P. M. , Lisboa 1999/00
BUSTOS EM BRONZE
· Dr. Armando Gonçalves Centro Hospitalar de Coimbra - Hospital dos Covões
· Roldão Seiça Recauchutagem Seiça - Marinha Grande
· Dinis dos Santos Supermercados Colmeia – Coimbra
· Maria da Fontinha Museu Maria da Fontinha - Castro D’Aire
· Castanheira Nunes Câmara Municipal de Arganil
· Dr, Pimenta Simões Arazede
· Poeta Afonso Duarte Câmara Municipal de Montemor-o-Velho - Ereira
· Dr. Vieira de Carvalho Homenagem da Comissão do CDS de Cantanhede
· Prof. Luís Raposo Instituto Português de Oncologia - Coimbra
· Prof. Santos Bessa Hospital Pediátrico - Coimbra
· Bispo Ernesto Sena de Oliveira Colégio São Teotónio - Coimbra
· Máscara do Prof. Santos Bessa Escola Preparatória de Montemor-o-Velho
· Arnaldo Tavares Recauchutagem Seiça - Marinha Grande
· Prof. Santos Bessa Maternidade Bissaya Barreto - Coimbra
· D. Ilda Valentim Mesquita Rancho Folclórico de Silvares Fundão
· Manuel Madeira Madeira & Madeira - Coimbra
· Dr. João Antunes ( Padre Boi ) Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
· Ângelo Pedro Farinha Câmara Municipal da Sertã
ESCULTURA DE GRANDES DIMENSÕES
1967 – Esculturas em madeira para a Capela do Colégio São Teotónio / Coimbra
· 1993 - Centro de Dia de Arganil Santa Casa da Misericórdia de Arganil
· 2000 - Prof. Bissaya Barreto Fundação Bissaya Barreto / Coimbra
· 2001 - O Piano – Praça da Canção Câmara Municipal de Coimbra
· 2002 - São Bento Menni Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
· 2003 - Homenagem ao Bombeiro Voluntário Bombeiros Voluntários de Águeda
· 2004 - Composição em mármore Câmara Municipal de Castanheira de Pêra
· 2005 - “Jardim dos Ensinamentos” – Padre Manuel Antunes
Câmara M. da Sertã
Câmara M. da Sertã
DISTINÇÕES
· 1972 - Realiza uma obra em medalha para a Trans-Zambézia
· 1972 - São oferecidas obras suas pelo Governo Português ao Governo Brasileiro
· 1973 - Executa uma obra para a “Anglo Portuguese Society” que lhe merece um louvor da Câmara dos Lordes
· 1973 - Solicitação de obras para a Fundação Henrique de Amorim e para a Fundação Egas Moniz
· 1974 – 1º Aniversário da Declaração de Independência da República da Guiné-Bissau
· É publicado trabalho seu na revista Studio Documentazione Artistica de Lugano Itália
· 1975 - 1º Prémio Internacional de Escultura para Medalha – FIDEM – Polónia
· 1975 - Declaração de Independência de Moçambique
· 1975 - Solicitação de obras de medalha para museus estrangeiros, nomeadamente Polónia e Hungria
· 1976 - É convidado pela Assembleia da República Portuguesa a executar a obra destinada ao 1º Aniversário da tomada de posse de Sua Ex.ª o Presidente da República General Ramalho Eanes
· Merece um lugar entre os vinte primeiros artistas da Arte da Medalha em França
· É seleccionado pela Revista Project e Museu Wroclaw para ilustrar um artigo sobre medalhística. Foram seleccionados oito obras entre quatrocentas
· 1984 – Medalha para o Colegium Dermato Patologicum – Paris 1979 – Clube Una-Darrier
· 1990 - Medalha dos 700 Anos da Universidade de Coimbra
· 1996 - Louvor da Ordem dos Advogados pela medalha dos 70 anos
· Foram publicados numerosos artigos em jornais e revistas sobre a sua obra. O seu trabalho no campo da medalhística conta hoje com cerca de 500 peças.
· Ilustrou várias capas de livros (Edições Vértice e Edições Minerva)
· 2006 – Instituto Politécnico de Coimbra – Colar de condecoração
· 2008 – Oferta de uma aguarela à APPACDM – Associação Portuguesa de pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – para reprodução em Litografia para a campanha “Uma Árvore um Lar. Natal de 2008
· 2010 - Medalha do Centenário da República Portuguesa – Câmara Municipal de Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário