segunda-feira, março 28, 2011

EDUCAÇÃO ESTÉTICA VISUAL ECO-NECESSÁRIA NA ADOLESCÊNCIA de ELISABETE OLIVEIRA [acaba de ser publicado]


EDUCAÇÃO ESTÉTICA VISUAL ECO-NECESSÁRIA NA ADOLESCÊNCIA

Honrado com Prefácio de Ana Mae Barbosa, Arte-Educadora global e em sustentado diálogo formativo com Portugal, o Livro deriva da Tese de Doutoramento da Autora.

"Investiga a educação estética visual que a Escola deve garantir que todos tenham estruturado pela Adolescência e para o auto-eco-desenvolvimento ao longo da vida.

Partimos do questionamento: Como poderá o Professor valorar e orientar os adolescentes, na sua diversidade, para que realizem um seu projecto visual expressivo e formativo, despertando como fruidores ou vocacionados à Arte/Design; e contextual e culturalmente interventivo no presente e para o futuro imprevisível? E investigámos:

. Em que dimensões e funções tem a experiência curricular alavancado o desenvolvimento estético visual, no 3º Ciclo e no Ensino Secundário?
. Que desenvolvimento estético-integral, poderão a apreciação, a expressão não condicionada e o design propiciar nos jovens?
. Como podem os professores encontrar critérios, e quais, para valorar o trabalho de expressão visual e orientá-lo formativa e continuamente?

Para tal: (1) Analisámos o evolver curricular nas últimas sete décadas. Fizemos 2 séries de entrevistas: Luz Correia, João Martins da Costa, Mª da Luz de Deus, Manuel de Brito, Mª Leonor Oliveira, Isabel Cottinelli-Telmo, Irene Sam Payo, João Rocha de Sousa, Mª Isabel Estrela, Francisco Caldas; Ana Mae Barbosa, Arquimedes S Santos, Cecília Menano (incl Inédito), E Eisner, Elvira Leite, Emanuel Pimenta, Eurico, Hélder Pacheco, Helena Vaz, I Wojnar, J Steers, Madalena Cabral, Natália Pais e Rui Mário Gonçalves. E criámos o embrião de um Exploratório-Base de (200) Fichas de Projectos escolares inovadores, incluído no CD-Anexos. (2) Questionámos os níveis de desenvolvimento estético de alunos. (3) Co-construímos, em aula da Profissionalização-em-Serviço, um referencial de avaliação formativa autêntica contínua do trabalho dos alunos, conciliando singularidade com alta convergência de critério e ponderação.

E concluímos que o essencial, para além dos referenciais transmissíveis e da instrumentalidade tecnológica, será:
- Educar e educar-se, recursivamente, no processo de complexidade-imaginação, em criatividade, lucidez crítica e auto-eco-compatibilização das novas soluções. Geram-se cultura
geral e profissional; e uma dinâmica exploratória/actuante-no-devir. A qualidade de uma educação visual necessária a todos, para o crescimento em emoção-razão e resposta responsável aos desafios eco-culturais emergentes, passará por aqui."
Elisabete Silva Oliveira

Elisabete Silva Oliveira
 N. Lisboa, 1942. Pintora (ESBAL1965): expõe desde 1952-Inf. e 1964-ESBAL. Doutorada em Ciências da Educação pela FPCE.UL (2005), aí leccionou de 1985 a Maio 2006-aposentação. Prossegue Investigação, Arguição, Comunicações em Congresso e Publicação.
. Qualificou-se por Estágio de Desenho do Ensino Liceal e Exame de Estado, L. N. P. Nunes (1965-67), com A. Betâmio de Almeida; Curso de Ciências Pedagógicas, FL.UL; Diploma-Art/Design Education e Cursos-M Phil/Ph D, University of London Institute of Education (Bolseira FCG); e Provas APCC, FPCE.UL.
. Foi Professora do 2º e do 3º Ciclos/Ensino Secundário (Lisboa, Faro, Santarém, Queluz e Coimbra); e Magistérios de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo (Coimbra), até à docência na FPCE.UL de Licenciatura, Mestrado e Profissionalização-em-serviço; e Planeadora e Consultora curricular nacional em Arte/Design, 3º Ciclo/Ensino Secundário (1970-2001).
. Em Investigação-acção, é Autora de mais de 80 Artigos e de colecções de Diapositivos; e Autora e Co-Autora/Coordenadora de Livros, Textos-Apoio e CDs.
. Formou mais de 400 Professores (Lisboa-Distrito) em Didáctica de Educação Visual e Tecnologia Educativa; e por acordos da FPCE.UL: na Comissão Científica da U. Açores, Pólos de P DL e Terra Chã (1990-‘95), em Projecto (Didácticas Integradas) e na Integração das Expressões; e no IPL-ESTC, Teatro e Educação – Psicopedagogia das Expressões Artísticas (2005 e ‘06).
. Criou Centros de Recursos (Liceu/FPCE.UL/UA-P D).
. Colabora com Autarquias e Museus. E co-fundou os SPZC; APECV; Educação e Arte-SPCE; e MPIAEPA.

. Conselheira Mundial InSEA/UNESCO (1988-‘97), tem conferenciado e organizado Congressos e Exposições de Projectos de Alunos e Professores, e exposto, no Japão (Inf. -1954); e País, Europa, Argentina, Brasil, Canadá, EUA, China, Austrália e Nigéria, desde 1979.

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