domingo, fevereiro 13, 2011

TERÇA-FEIRA DE MINERVA "O ROMANCE HISTÓRICO" com JOSÉ CARLOS SEABRA PEREIRA e HELENA RAINHA COELHO [Livraria Minerva, 15 de Fevereiro, 18H30]

A sessão do dia 15 de Fevereiro das "Terças-feiras de Minerva" é dedicada ao romance histórico.
Esta sessão insere-se no ciclo "Literatura de Hoje e de Sempre" iniciada em colaboração
com Regina Rocha.

Os convidados são o Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira e a Dra Helena Rainha Coelho,
com destaque para os romances históricos
"O Tutor" e "As Taças da Ira".

Entrada livre.
A próxima sessão
deste  ciclo  tem como convidado Pedro Paixão
e realiza-se dia 1 de Março, às 18H30.
                                                                    
O TUTOR



Na trama histórica do ódio do Marquês de Pombal aos Jesuítas, perpassa o conflito de uma violenta paixão amorosa no limiar ténue do lícito e do ilícito incestuoso, em que os sentimentos e a consciência, a fé e a razão, o dever e o desejo se confrontam. De entre as personagens históricas da época, e outras que o não são com o mesmo rigor, destacam-se, construídas na ficção, um homem e uma mulher que numa luta dramática, procuram dirimir os obstáculos que impedem a sua união.

A acção decorre, em meados do século XVIII, em Coimbra, onde a Universidade parece desconhecer os efeitos do racionalismo iluminista a mudar a Europa.

AS TAÇAS DA IRA


A acção decorre, sobretudo, durante as invasões napoleónicas. Coimbra e a, então, vila da Figueira da Foz voltam a ser cenário dos conflitos, quer ficcionados, quer históricos, nos quais participa, também, o Batalhão Académico de Coimbra (formado por lentes e estudantes), na defesa do Baixo-Mondego.

A invasão e o saque de Coimbra pelos soldados franceses, o desembarque das tropas inglesas em Lavos, a peste que, entretanto, grassou por toda a região, com especial incidência na Figueira da Foz, onde os empestados se refugiaram em demanda de auxílio, são episódios reais que se vão entrelaçando na trama do destino das personagens criadas. Os tempos cruciais em que estas vivem acabam por influenciar os seus destinos dramáticos e as suas paixões desmedidas.

Embora sejam obras autónomas, este romance completa a saga iniciada com O Tutor.

Sem comentários: