quinta-feira, outubro 14, 2010

CÍRCULO DE LUZ de AMÉRICO TEIXEIRA MOREIRA na Biblioteca Municipal de Murça [apresentação dia 16 de Outubro]

No próximo dia 16 de Outubro, pelas 21 horas, irá ser apresentado, na Biblioteca Municipal de Murça, o novo livro intitulado “Circulo de Luz” do escritor duriense Américo Teixeira Moreira.


“Círculo de Luz” é um livro de poesia, editado sob a chancela da Editora MinervaCoimbra. Este livro transporta-nos para uma viagem dos sentidos, uma viagem onde a imensidão do Atlântico se funde com a beleza do Douro.

A apresentação do livro estará a cargo do Juiz Conselheiro João Fernando Fernandes Magalhães. Durante o evento poderão ser apreciados momentos musicais interpretados por Vítor Almeida e Silva, fadista e intérprete da canção de Coimbra.

No mesmo espaço, estará patente a exposição fotográfica “Murça Douro” promovida pelos funcionários da Câmara Municipal de Murça.

Américo Teixeira Moreira nasceu em São Cosmado, vila dividida entre vales do Douro e o planalto beirão.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. É doutorando em psicopedagogia na Universidade Pontifícia de Salamanca onde se mestrou, desperta para a escrita ainda muito jovem, nomeadamente através da sua participação em diversos jornais regionais.
Professor de Português, sempre manifestou profundas preocupações com o estado da Educação em Portugal, contribuindo com artigos sobre o insucesso escolar no interior do País e sobre a Escola como espaço gerador de sucesso cultural e social, publicados nos jornais Região de Basto e A Página .Cofundador da “Rádio Onda Livre”, aí manteve um programa semanal de duas horas. Posteriormente, foi colaborador da “Rádios do Porto Reunidos” e da “Rádio Aves” , apresentando programas dedicados especificamente à Cultura de Expressão Portuguesa, nas suas diversas componentes.
Em 1997, foi-lhe atribuído, no Brasil, o terceiro lugar, na categoria de poesia, no Concurso Internacional “Mulher em Prosa & em Verso”, com o texto Carta para uma Mulher sem Idade, Hora, Local, Raça ou Cor.Nesse mesmo ano, foi eleito membro honorário da Academia Luso-Brasileira de Letras. (…)
Em 2001, foi-lhe atribuído o titulo de Membro Honorário da Academia Metropolitana de Poesia de Raul de Leoni e, em 2002, foi-lhe conferido o diploma Honorário da Academia Brasileira de Literatura.
É membro da APE, da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da Associação Cultural SOL XXI.
Tem várias obras publicadas, artigos e trabalhos. Foi colaborador do Suplemento de Arte e Cultura do jornal O Comércio do Porto, de algumas revistas literárias, tais como Nova Renascença, Escritor e Atlântida e de alguns jornais regionais, onde publicou contos dispersos e artigos de temas variados.
Em 1986, publicou o livro de poemas Organização do Caos e, em 1987, foi distinguido com o prémio “Antero de Quental”, da Secretaria Regional de Educação e Cultura dos Açores , com o livro Visões de Bruma.Em 1992, numa edição da Câmara Municipal de Santo Tirso, deu à estampa mais um livro de poesia, intitulado Labirintos da Metamorfose.
Em 1995, editou, sob a chancela da Editora MinervaCoimbra, Deambulações & Viagens, tendo sido galardoado com o Prémio Fernando Namora. Em 1996, 1997 e 2002, publica respectivamente: Ambíguo Modo, Secretos Círculos e Vértice da Sombra e ainda Por detrás dos teus Olhos (2003) e Enigmático Fogo (2004).
No ano de 2005 editou o “O Corpo Restituído” e “ Concerto a Quatro Mãos”.
Em 2006 e 2007, a Editora Ausência reedita a 2ª e a 3ª edição do “O Corpo Restituído”.

Sem comentários: