domingo, outubro 10, 2010

BÁRBARA SOUSA e TERESA PACHECO e o "ALEITAMENTO MATERNO....do que se diz ao que se sabe"


No âmbito da "Semana Mundial do Aleitamento Materno"
foi apresentado o livro
ALEITAMENTO MATERNO....do que se diz ao que se sabe....
de Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
com ilustrações de Luísa Alte da Veiga.

Coro infantil CHERUBINNI dirigido pela maestrina Isilda Margarida

A sessão decorreu na livraria Minerva, em Coimbra, com mais de uma centena de pessoas, onde se destacavam profissionais de saúde, familiares, mães, pais e avós curiosos e aptos a aprender algo mais sobre um tema tão importante para a vida.
A sessão foi iniciada com a actuação do coro infantil CHERUBINNI dirigido pela maestrina Isilda Margarida.
 Seguiu-se a intervenção de Isabel C. Garcia, em representação da MinervaCoimbra, que agradeceu às autoras a sua capacidade de trabalho e a resposta pronta ao desafio que lhes foi lançado e que consistia em apenas 96 páginas tirarem dúvidas, aconselhar e desmistificar conceitos pré-concebidos sobre este tema.

Mário Branco, Teresa Pacheco, Bárbara Sousa e Isabel C. Garcia
A apresentação foi feita pelo pediatra Mário Branco que enalteceu as qualidades de trabalho, a seriedade, cientificidade e simplicidade com que as autoras transmitem e partilham os seus conhecimentos, neste pequeno livro, oferecendo conselhos práticos e úteis a quem vivência a amamentação, baseados na investigação e prática diária (com mães, bebés e familiares).

Mário Branco disse ainda que este livro deveria ser indicado como bibliografia aconselhada, sobre este tema, e deveria ser adoptado como uma guia prático para as mães.


A sessão terminou com a intervenção das autoras e a leitura do poema "Mãe" por João Bernardo Meco (8 anos, filho de Bárbara Sousa).

Neste pequeno livro 96 páginas são desmitificados alguns mitos, tiradas algumas dúvidas e até elucida sobre aos direitos das mães e pais de acordo com a legislação em vigor.
É o nº 3 da colecção "AS CORES DO SABER" iniciada em finais de 2009 e direccionada para o grande público. São livros com 96 páginas de leitura fácil e baixo custo.
o nº1 intitula-se Os benefícios do chocolate e o nº 2 A sexualidade do homem depois dos 50 anos.

 
O livro
Em momentos de aflição, todos nós somos peritos a dar conselhos, mesmo quando não nos pedem. Mas serão os melhores? Se é bem verdade que “a conselho amigo, não feches o postigo”, também o é “muito ajuda quem não atrapalha”. No que toca ao aleitamento materno todas as pessoas conhecem alguém que já o vivenciou enfatizando aspectos, tidos como certos, e que no fundo não têm razão de ser. São também do conhecimento público ideias estereotipadas relacionadas com este tema. Ao longo da leitura deste livro esclarecemos alguns mitos, verdadeiros ou não sobre o aleitamento materno.
Todos os pais querem o melhor para os filhos e sabem que o leite materno é o melhor, mas pensam sempre na alternativa, caso dê “para o torto”. Mas nem sempre é preciso recorrer a ela! Basta sentar, pensar, procurar literatura adequada e procurar o conselho de quem lida diariamente com estas questões. Uma família informada certamente encontrará no aleitamento materno o melhor início de vida para o seu bebé.
As autoras
Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
Enfermeiras, a trabalhar há 8 anos na Área de Saúde Materna e Obstétrica e Conselheiras em Aleitamento Materno, partilham os seus conhecimentos, baseados na investigação e prática diária (com mães, bebés e familiares), oferecendo conselhos práticos e úteis a quem vivencia a amamentação.

Sem comentários: