sábado, julho 03, 2010

ROTA SEM FIM de ROGÉRIO SEABRA CARDOSO [10 de Julho,18H00, em Coimbra]


CONVITE

A Editora Areias do Tempo e o Autor têm o gosto de convidar para
a apresentação do livro
ROTA SEM FIM

de Rogério Seabra Cardoso

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Manuel Alte da Veiga.

A sessão realiza-se no próximo sábado, dia 10 de Julho, pelas 18horas,
na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52, em Coimbra.


(Moçambique 1972-1974)

O livro
"Este prefácio nasceu das notas sugeridas pela leitura do que ainda não passava de rascunho em forma final. Foi uma leitura lenta, porque as cenas eram suficientemente vivas para se poder ficar a saboreá-las, como faria um mirone discretamente numa mesa de café (eu próprio me poderia rever a desempenhar esse papel, durante a minha missão no norte de Moçambique, também como oficial da recém criada «Acção psicológica»).

É de facto um relato invulgar da nossa recente presença militar em África, sempre em simbiose com a vida civil. Para além do estilo agradável e directo, da riqueza descritiva de paisagens, personagens, do envolvimento cultural e de conflitos de ordem vária, esta obra apresenta a rara virtude, em publicações do género, de não se deixar levar por preconceitos políticos, morais e culturais. Aqui, não há «os bons e os maus», mas apenas, de vez em quando, o honesto sentimento de agrado ou desagrado perante o que se passa – e mesmo estes sentimentos surgem como traços descritivos de qualquer um dos actores em cena. O leitor segue histórias reais e não manipuladas por interesses partidários ou mediáticos (como o de escrever só aquilo que agrada mais ou vende melhor…).

É comum dizer-se «a obra que faltava». Mas que é que mais falta nos nossos dias do que a independência e sinceridade de juízo, atento às mais antagónicas perspectivas no campo das ideias e no campo do dia-a-dia?

Não é mais um livro para «dourar» uma perspectiva histórica: é um diálogo saboroso, culto e pensado, feito por quem domina a arte literária e o enquadramento histórico-social de uma guerra em que o bem e o mal estão presentes, onde quer que haja seres humanos.

Os conflitos económicos e políticos surgem em cena bem «ao vivo», como que «sentidos na pele». Quase podemos andar aos encontrões com os diversos tipos de militares, comerciantes, civis… seja qual for a sua raça, sejam «os de Lisboa» ou «os da terra»… quer nas situações comezinhas quer nas heróicas e revoltantes. Espreitamos convívios de bares e amores, cenas de degradação moral e arrogância, jogos de manipulação, atitudes de crueldade – mas também de bom senso, de apreço genuíno pela dignidade e qualidades de cada pessoa seja qual for o campo em que joga, e de como é pernicioso perder-se a confiança uns dos outros.

A cobardia e heroísmo não se escondem, como não se escondem o oportunismo e o sentido da vida como missão, a mentira e a autenticidade.

É pois uma história em cenário de guerra, onde não se defendem preconceitos nem ideologias, mas se exibe o emaranhado das relações e sentimentos humanos. Onde o que é bom e o que é mau aparecem nas suas cores, sem se porem armadilhas ao pensamento do leitor.

Aqui, temos tempo para sentir os aspectos de um terreno de guerra, podemos voltar atrás e olhar mais uma vez, e pensar mais profundamente no que vale um ser humano, seja «dos nossos» ou «dos outros» (os únicos inimigos são os que se servem das vidas humanas).

Por tudo isto, foi um prazer e uma honra poder prefaciar esta obra.

Um livro cativante como um filme – mas que pode ser lido aos bocadinhos, como quem se dá tempo para uma boa conversa ou uma pequena aventura. Porque é fascinante e nos deixa pensar."

           In Prefácio de MANUEL ALTE DA VEIGA


O Autor
ROGÉRIO SEABRA CARDOSO
Nasceu em 1943, em Viseu. Entre 1961 e 1962, frequentou a Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, e, em 1963, licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade Clássica. Foi redactor na Repartição de Estudos e Publicações, do Secretariado Nacional de Informação e Turismo. Colaborou em algumas publicações como o Panorama e o Observador, semanário da Editorial Verbo. Estas actividades foram interrompidas pelo serviço militar (Julho de 1971) e mobilização para Moçambique (Março de 1972) como oficial miliciano com especialidade de Acção Psicológica. Durante a comissão de serviço, recebeu louvor publicado pelo Comando da ZOT (Maio de 1973). Regressado a Lisboa (Junho de 1974), coordenou o grupo que criou o Centro de Documentação do Ministério da Comunicação Social.

Em 1992, requisitado para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para a Direcção dos Serviços de Documentação, Biblioteca, Arquivo Histórico e Gabinete de Segurança, elaborou estudos sobre aspectos da actividade assistencial da SCML, ao longo dos seus cinco séculos, que resultaram na publicação da obra Provedores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: 1851-1998, e de artigos nas revistas Cidade Solidária e Santa Casa.

Pós-graduado em Ciências Documentais (UAL), foi formador da Direcção Geral da Administração Pública. Entre 1974 e 1977, leccionou nas Escolas Comerciais Ferreira Borges e Machado de Castro e, entre 1986 e 1988, foi professor de Técnicas Especiais (jornalismo) na Escola Secundária de Cascais. Aposentou-se em 2004. Vive em Viseu, onde assegura os trabalhos agrícolas da pequena quinta da “Eira Velha”.

Sem comentários: