terça-feira, julho 27, 2010

CÍRCULO DE LUZ de AMÉRICO TEIXEIRA MOREIRA


CÍRCULO DE LUZ

O  mais recente livro de poesia de Américo Teixeira Moreira com chancela das Edições MinervaCoimbra será apresentado em Setembro.

Américo Teixeira Moreira
Nasceu em São Cosmado, vila dividida entre vales do Douro e o planalto beirão.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. É doutorando em psicopedagogia na Universidade Pontifícia de Salamanca onde se mestrou, desperta para a escrita ainda muito jovem, nomeadamente através da sua participação em diversos jornais regionais.

Professor de Português, sempre manifestou profundas preocupações com o estado da Educação em Portugal, contribuindo com artigos sobre o insucesso escolar no interior do País e sobre a Escola como espaço gerador de sucesso cultural e social, publicados nos jornais Região de Basto e A Página .

Cofundador da “Rádio Onda Livre”, aí manteve um programa semanal de duas horas. Posteriormente, foi colaborador da “Rádios do Porto Reunidos” e da “Rádio Aves” , apresentando programas dedicados especificamente à Cultura de Expressão Portuguesa, nas suas diversas componentes.

Em 1997, foi-lhe atribuído, no Brasil, o terceiro lugar, na categoria de poesia, no Concurso Internacional “Mulher em Prosa & em Verso”, com o texto Carta para uma Mulher sem Idade, Hora, Local, Raça ou Cor.

Nesse mesmo ano, foi eleito membro honorário da Academia Luso-Brasileira de Letras.
(…)

Em 2001, foi-lhe atribuído o titulo de Membro Honorário da Academia Metropolitana de Poesia de Raul de Leoni e, em 2002, foi-lhe conferido o diploma Honorário da Academia Brasileira de Literatura.

É membro da APE, da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da Associação Cultural SOL XXI.

Tem várias obras publicadas, artigos e trabalhos. Foi colaborador do Suplemento de Arte e Cultura do jornal O Comércio do Porto, de algumas revistas literárias, tais como Nova Renascença, Escritor e Atlântida e de alguns jornais regionais, onde publicou contos dispersos e artigos de temas variados.

Em 1986, publicou o livro de poemas Organização do Caos e, em 1987, foi distinguido com o prémio “Antero de Quental”, da Secretaria Regional de Educação e Cultura dos Açores , com o livro Visões de Bruma.

Em 1992, numa edição da Câmara Municipal de Santo Tirso, deu à estampa mais um livro de poesia, intitulado Labirintos da Metamorfose.

Em 1995, editou, sob a chancela da Editora MinervaCoimbra, Deambulações & Viagens, tendo sido galardoado com o Prémio Fernando Namora. Em 1996, 1997 e 2002, publica respectivamente: Ambíguo Modo, Secretos Círculos e Vértice da Sombra e ainda Por detrás dos teus Olhos (2003)
e Enigmático Fogo (2004).

No ano de 2005 editou o “O Corpo Restituído” e “ Concerto a Quatro Mãos”.

Em 2006 e 2007, a Editora Ausência reedita a 2ª e a 3ª edição do “O Corpo Restituído”.

Sem comentários: