domingo, março 07, 2010

Galeria Minerva acolhe retrospetiva de Rebelo


Teles Marques, Machado Lopes, Isabel de Carvalho Garcia, Rebelo e Mário Nunes


Está patente até dia 9 de Abril, na Galeria Minerva, a exposição de pintura de Rebelo, intitulada "Reviver 12 anos".

A sessão de inauguração contou com as participações de Machado Lopes, Teles Marques e Mário Nunes, entre outros amigos do pintor, bem como de Isabel de Carvalho Garcia que recordou as palavras de Manuel Bontempo, para quem “Rebelo, é um pintor nato, usa a espátula larga ou em pormenor bizantino e respira a plenos pulmões a alma da cidade mais académica do mundo em páginas de antologia".

Também para Mário Nunes, “Rebelo, na firmeza do traço e na exteriorização do seu ego, conduz o leitor da sua pintura por caminhos de imaginação e por recantos de beleza e fruição. Um artista que desperta nos horizontes do sucesso, um pintor da nova vaga, que irá «marcar», por certo, a pintura Conimbricense”.

Luís Rebelo, que artisticamente assina como Rebelo, é natural de Angola, estando radicado em Coimbra desde 1957. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Motivado pelo artista plástico Pedro Olaio (Filho) e incentivado por críticos, aventurou-se na arte e, após várias exposições coletivas, apresentou-se individualmente em 2000, sendo a crítica de então de Manuel Bontempo fundamental para se comprometer com a pintura.

Ao longo da sua carreira artística, participou em mais de 50 exposições coletivas e 11 individuais e está representado em várias coleções particulares.

É sócio da Galeria de Arte do Auto Clube Médico Português, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, do Movimento Artístico de Coimbra (MAC), do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC) e da Associação dos Artistas pela Arte (MAGENTA).

Foi galardoado com os prémios Médaille du Salon - 6ème Salon International de Peinture et Sculpture de Nantes (2006) e Diplome d'honneur pour l'ensemble de son oeuvre - 1er Salon de peinture et Sculpture des Artistes de Loire-Atlantique-Nantes (2006).

A exposição pode ser visita de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00, na Galeria Minerva (rua de Macau, 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.


Sem comentários: