sábado, dezembro 19, 2009

Lançamento O ABADE JOÃO em Coimbra



As Edições MinervaCoimbra e os Autores convidam para o lançamento do áudio-livro

“O Abade João”,

de Lurdes Breda, André Caetano e Jorge Brito,

que se realizará no dia 19 de Dezembro, pelas 17h00, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra [rua Pedro Monteiro].

A apresentação da obra será efectuada pela Professora Doutora Maria José Azevedo Santos.

Participação especial do Grupo de Teatro "O Celeiro".

Uma percentagem da venda de exemplares no local será destinada à APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra.


“Que a Glória de Deus Nosso Senhor e a mercê de S. João estejam convosco, neste dia de grã fé, mas igualmente de grão amargor para os nossos corações… Com os vossos próprios olhos e os vossos próprios ouvidos, fostes testemunhas da cruel represália, anunciada por aquele, a quem eu quis como a um filho. Seremos tão valorosos quanto pudermos, na batalha que se avizinha, todavia, os sarracenos, aos milhares, invadem estes campos do Mondego (…)”.


“O Abade João” é a mais recente obra de Lurdes Breda com chancela das Edições MinervaCoimbra.

Esta obra infanto-juvenil tem como objectivo principal a divulgação, em termos históricos e patrimoniais, de uma das mais importantes lendas do concelho de Montemor-o-Velho, do século IX, mas que ainda hoje povoa o imaginário de crianças e adultos desta região, conhecida pela Lenda do Abade (Beneditino do Mosteiro de Lorvão). Introduz, ainda, as vertentes lúdica (com ilustrações inerentes ao conteúdo da história e a composição de temas musicais originais) e pedagógica (com pormenores históricos relativos à época da reconquista cristã, alusão a alguns dos povos que habitaram a Península Ibérica e informação acerca da Capela de Nossa Senhora de Seiça e do Castelo de Montemor-o-Velho, para além de um pequeno glossário).

O CD-Áudio conta com a participação especial de Sansão Coelho (jornalista e professor do Ensino Superior) na narração da epopeia d’ “O Abade João”. Os textos pedagógicos têm a voz de Álvaro Caetano (professor do Ensino Secundário).

Sem comentários: