sábado, novembro 14, 2009

[Vila Franca de Xira] FERNANDO NAMORA POR ENTRE OS DEDOS DA PIDE

O Museu do Neo-Realismo acolhe hoje, 14 de Novembro, às 17h00, uma sessão de apresentação da obra FERNANDO NAMORA POR ENTRE OS DEDOS DA PIDE, de Paulo Marques da Silva, com apresentação de Luís Reis Torgal e a presença do autor.

Paulo Silva nasceu no dia 12 de Dezembro de 1966 em Condeixa-a-Nova. Licenciou-se em História, em 2005, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), tem vindo a estudar, nos arquivos da PIDE/DGS, os processos de alguns escritores e de outras personalidades ligadas à oposição ao Estado Novo. Este livro é a sua primeira publicação historiográfica. Neste momento, o autor encontra-se a preparar outro trabalho sobre a oposição ao regime de Salazar em Condeixa, sua terra natal.

Luís Reis Torgal é professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde pertenceu ao Instituto de História e Teoria das Ideias. É investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), em cuja fundação participou. Foi director da Revista de História das Ideias e da revista Estudos do Século. Foi membro do Senado da Universidade de Coimbra durante 15 anos e tem pertencido a várias comissões e conselhos consultivos organizados no âmbito da mesma Universidade. Leccionou disciplinas de História Moderna e de História Contemporânea e de Teoria da História na Universidade de Coimbra, e ensinou também em outras universidades públicas portuguesas e estrangeiras. Dedicou-se, como investigador, a vários temas, tendo orientado e continuado a orientar, várias teses de mestrado e de doutoramento, e publicado vários livros e artigos, alguns deles sobre o Estado Novo. Entre os estudos sobre este tema, podem citar-se História e Ideologia (1989), A Universidade e o Estado Novo (1999), para além da obra de que foi co-autor O cinema sob o olhar de Salazar (2000).

Sem comentários: