domingo, julho 19, 2009

RENATO E ZÉ LOPES NA GALERIA MINERVA



Renato e Zé Lopes regressam a Coimbra, à Galeria Minerva, para a sua já habitual exposição de Verão. Depois da participação na exposição Europeia que decorreu em Fevereiro na sala Jean Caremijn do Beffroi de Brugge (Bélgica) e da participação na exposição Internacional da Galeria Bij Krepel, Klarenbeek (Holanda) em Abril, Renato e Zé Lopes trazem este ano a Coimbra alguns dos seus quadros dedicados à cidade — Renato numa linha e conceito mais abstractos e Zé Lopes num registo figurativo.

Renato [José Renato Barreira Dias Ribeiro] nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1949. É pintor e escultor. Estudou desenho e escultura no atelier dos escultores Vasco Pereira da Conceição e Maria Barreira. Frequentou até ao 3.º ano o curso de Teatro e Encenação, no Conservatório Nacional de Lisboa. Cursou Arte dos anos 60, 70, 80, do Centro de Arte Moderna (CAM/JAP), Lisboa. É sócio da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Fez várias ilustrações para a revista “Noesis” do Ministério da Educação e para a revista “Atlantis” da TAP. É membro fundador do “Grupo de Artes Plásticas de Pontével”.

Está representado em vários lugares públicos e privados do país e em colecções particulares, nomeadamente com trabalhos de escultura na discoteca “Hora H”, na Praia da Rocha, na discoteca “Vai de Rastos” (Cartaxo), no “Salão Quinta Nova” (Pernes) e no bar “Toma Lá Noite” (Aveiras de Cima). Está representado com trabalhos de pintura no restaurante “Charrette” (Pontével) e na discoteca “Horta 2” (Portimão).

É ainda autor das bandeiras da Sociedade Filarmónica e do Centro de Dia de Pontével e está representado na colecção da Câmara Municipal do Cartaxo, tendo participado na II Mostra Colectiva do Património Municipal em 1993.

Em 1994, integrado na Eco Cartaxo’94 (na qual colaborou) expôs escultura, pintura, desenho, sendo autor do painel de fundo. Em 1996 participou nas actividades do Dia Mundial da Criança em Constância – organização da Comissão Concelhia de Educação, a convite da Câmara Municipal.

Pertence ao MAC (Movimento Artístico de Coimbra) e é sócio da GEDEPA, estando representado no Museu Etnográfico da Vila de Pampilhosa (Mealhada).

Zé Lopes [Maria José da Conceição Vicente Lopes Dias Ribeiro] nasceu em Pontével a 2 de Fevereiro de 1949. É pintora de Arte. Frequentou, em 1967 a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Conservatório Nacional – Curso de Arte de Representar e Encenação, onde concluiu o Curso de Arte de Dizer.

Em 1969, orientada pelo pintor Renato Ribeiro, com quem veio a casar, começou a dedicar-se à pintura. Cursou Arte dos anos 60, 70, 80, do Centro de Arte Moderna (CAM/JAP) – Lisboa.

É sócia da Sociedade Nacional de Belas-Artes e está representada em vários lugares públicos e privados do país e em colecções particulares. É membro do Grupo de Artes Plásticas de Pontével. Está representada na colecção da Câmara Municipal do Cartaxo, tendo participado da II Mostra Colectiva do Património Municipal em 1993.

Em 1994, integrada na Eco Cartaxo’94, expôs pintura e desenho.

A 1 de Junho de 1996, a convite da Câmara Municipal de Constância, participou nas actividades do Dia Mundial da Criança, em Constância, numa organização da Comissão Concelhia de Educação.

Pertence ao MAC (Movimento Artístico de Coimbra) e é autora do brasão da vila de Pontével.
Participaram, ambos, em cerca de uma centena de exposições colectivas por todo o país e estrangeiro.

A exposição pode ser visitada até dia 30 de Agosto na Galeria Minerva (rua de Macau, 52 – Bairro Norton de Matos), de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.






















Sem comentários: