quinta-feira, junho 25, 2009

O dever de educar para a História

Maria Helena Damião, João Gouveia Monteiro e Isabel de Carvalho Garcia


A 15.ª sessão do ciclo "O dever de educar", com o título "O dever de educar para a História", contou com a presença de João Gouveia Monteiro, professor de História da Universidade de Coimbra, director do Instituto de História e Teoria das Ideias e director da Imprensa da Universidade de Coimbra. Uma sessão bastante participada pelo público, à semelhança das sessões anteriores deste ciclo que tem vindo a debater questões fundamentais na área da educação.

Durante cerca de uma hora, João Gouveia Monteiro falou sobre o dever de educar para a História, que muitos dizem negligenciado, aligeirado ou, mesmo, afastado do ensino actual. O docente universitário falou sobre as possíveis razões que justificarão este estado e sobre as consequências que advirão para as novas gerações do desconhecimento histórico, não deixando, ainda, de abordar qual a função social da História no mundo de hoje.

“Uma sociedade sem História é uma sociedade perdida, amnésica”, considerou João Gouveia Monteiro, acrescentando que “a História é o fio condutor que liga os homens entre si ao longo do tempo e que permite evitar que eles se «percam»”.


Sem comentários: