terça-feira, junho 02, 2009

Lançamento de obra de Fernando Tavares Pimenta na Livraria Minerva


A Livraria Minerva acolhe dia 2 de Junho, às 18h30, a sessão de lançamento do livro SOURE, FAMÍLIA, MATRIMÓNIO E SOCIEDADE da autoria de Fernando Tavares Pimenta.

A apresentação será feita pela Doutora Guilhermina Mota.

A sessão realiza-se na Livraria Minerva (rua de Macau 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

O livro tem chancela da Associação Areias do Tempo (Colecção Tartessos), com o apoio da Câmara Municipal de Soure.


Este livro constitui um ensaio na área da história social, nomeadamente da história da família, e tem como objecto a relação entre comportamentos nupciais e familiares e a estrutura social de um centro de funções urbanas, mas num contexto fundamentalmente rural, a vila de Soure.

A primeira parte consiste num estudo de nupcialidade aplicado à estrutura social da freguesia de Soure, na década de 1870. A análise coloca em relação os comportamentos nupciais com as estratégias familiares de defesa do património e de ascensão social.

A segunda parte consiste num estudo comparativo das estruturas familiares do núcleo urbano de Soure em dois momentos distintos, 1873 e 1937. A análise coloca em relação a organização familiar com a estrutura social da vila, demonstrando a interdependência entre formas de organização familiar, classes sociais e estratégias de concentração do património e de conservação do estatuto social.


Fernando Tavares Pimenta é doutorado em história e civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, master of research em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

É investigador da FCT junto do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20) e do Departamento de Política, Instituições e História da Faculdade de Ciência Política da Universidade de Bolonha. É colaborador do Instituto de História Contemporânea de Ferrara (Itália).

É um dos fundadores do maior partido da oposição em Itália, o Partido Democrático (PD) e membro do Fórum Cultura Democrática em Ferrara.

Tem publicados: Brancos de Angola. Automismo e Nacionalismo (1900-1961), MinervaCoimbra 2005; Angola no percurso de um nacionalista. Conversas com Adolfo Maria. Afrontamento 2006; Angola. Os brancos e a independência, Afrontamento 2008; e Comunidades imaginadas. Nação e nacionalismos em África. Imprensa da Universidade, Coimbra 2008, em co-coordenação com Luís Reis Torgal e Julião Soares Sousa.

Sem comentários: