sábado, março 07, 2009

Não há aprendizagem sem compreensão

Isabel de Carvalho Garcia, Maria Isabel Festas e Maria Helena Damião


"O dever de educar a compreensão" foi o tema da nona sessão do ciclo “O dever de educar” que está a decorrer na Livraria Minerva no âmbito das Terças-Feiras de Minerva. A convidada foi Maria Isabel Festas, psicóloga e professora de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que se tem dedicado ao estudo dos processos de compreensão da leitura, investigando, entre outros aspectos, as estratégias de ensino que favorecem esses mesmos processos.

Na sequência da sessão anterior, dedicada à importância da memória na aprendizagem, analisou-se, desta vez, a importância da compreensão. Num tempo em que os documentos curriculares para os vários níveis de escolaridade se centram nesta dimensão cognitiva, várias são as questões que se colocam, desde logo se esta será a opção correcta à luz dos conhecimentos científicos de que tanto a Psicologia como a Pedagogia dispõem.

Para Maria Isabel Festas faz sentido realçar a compreensão e dizer que esta é um objectivo essencial, mesmo porque “não há aprendizagem sem compreensão. Toda a aprendizagem pressupõe que haja compreensão”. Assim, faz sentido dar relevo à compreensão.

No entanto, e apesar disto, a especialista afirmou que poderá haver equívocos na forma como estão formulados os objectivos curriculares e de programas. O primeiro é opor a compreensão à memorização. “A forma como os objectivos e os programas estão organizados opõem uma à outra e identifica-se a memorização como algo que não deve ser objectivo do ensino, o que é um equívoco”, afirmou, salientando a relação muito estreita que existe entre compreensão e memorização. “Não compreensão sem memorização. São processos que estão interligados”.

Outro problema, para Maria Isabel Festas, é o facto de se falar da compreensão como “algo complexo, vago, impreciso, algo que os alunos têm de atingir mas que nunca se especifica o que é”. Assim sendo, “parece-me difícil trabalhar isso com os alunos”. Tendo em conta que a compreensão é fundamental, “temos que saber como é que a podemos desenvolver”.

De acordo com a especialista existem hoje muitos estudos que dizem o que é compreender um discurso, seja ele oral ou escrito. “Há muitos dados que nos podem levar a conhecer o que é compreender e quais são os processos envolvidos nessa compreensão. E se soubermos isto, podemos saber como trabalhar a compreensão e como actuar nesses processos de modo a facilitá-la”.

A próxima sessão das Terças-Feiras de Minerva é já no dia 10 de Março, mas no âmbito do ciclo “A poesia e a arte”. A sessão, aberta ao público, terá como tema central “A poesia, a mulher e a arte” e pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher.

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