terça-feira, março 03, 2009

Lançamento [Montemor-o-Velho] : A Magia do Tour

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e as Edições MinervaCoimbra convidam para a apresentação do livro

A MAGIA DO TOUR
Participação dos corredores portugueses

de José Magalhães Castela e Alves Barbosa.

A sessão decorrerá no dia 8 de Março (domingo), pelas 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

No mesmo dia, na Galeria Municipal, será inaugurada uma exposição alusiva à Volta a França em bicicleta.






O presente trabalho pretende dar a conhecer, com algum pormenor, a participação dos vinte e cinco corredores portugueses que tiveram o privilégio de alinhar nas diversas edições da Volta a França em bicicleta, indiscutivelmente um dos maiores acontecimentos desportivos a nível mundial.

Acontecimento mediático, só comparável aos Jogos Olímpicos ou aos Campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol, e fortemente caracterizado pelo grande envolvimento da própria sociedade francesa, a Volta a França em bicicleta (na gíria velocipédica mundial designada por Le Tour ou La Grand Boucle) constitui sem dúvida a mais exigente prova de ciclismo do mundo, tornando-se o objectivo mais ou menos distante, quando não mesmo uma mera utopia, para qualquer corredor de bicicleta.

Falar da participação dos 25 corredores portugueses no Tour implicou uma análise aprofundada das suas várias edições, desde 1956, ano em que um dos autores do presente trabalho, Alves Barbosa, se constituiu como o primeiro português a alinhar na prova, obtendo um excelente 10.º lugar da classificação geral individual, até 2007, ano em que Sérgio Paulinho, alinhando pela equipa americana Discovery Channel, subiu ao pódium nos Champs Elysées, em Paris, mercê da vitória colectiva da sua equipa, na prova.

Com as suas treze participações no Tour, de 1969 a 1973, Joaquim Agostinho, o maior ciclista português de todos os tempos, ocupa um lugar de justo e natural destaque na análise efectuada.

E por razões de óbvio enquadramento, os autores igualmente aproveitaram para referenciar muitos dos grandes nomes do ciclismo mundial de várias épocas, transformando o presente projecto numa aliciante viagem pelas diferentes épocas da velocipedia mundial.

Entrevistas publicadas e trabalhos de reportagem, bem como o visionamento de alguns filmes disponíveis sobre a Volta a França, com natural destaque para os de origem francesa, em muito ajudaram à compreensão e ao enquadramento das sucessivas edições do Tour. O mais poderoso instrumento de pesquisa actual, a internet, foi fundamental, e o recurso a sítios especializados, sobretudo de origem francesa, uma constante, permitindo assim, Volta a Volta, e etapa a etapa, a reconstituição do percurso de todos os corredores portugueses nas sucessivas edições do Tour em que participaram.

Foram muitos os contributos pessoais que enriqueceram o presente projecto, destacando-se os de Joaquim Andrade (pai), Herculano de Oliveira, José Martins, Bernard Hinault e dÓscar Pereiro, antigos vencedores do Tour, Jens Voight da equipa da CSC e Bjorn Schroder da equipa MILRAN, actuais corredores do pelotão internacional, Fédèrico Bahamontes, vencedor da Volta a França de 1959, Marco Chagas, Orlando Rodrigues, José Azevedo e Francisco Araújo.


Alves Barbosa é uma figura incontornável no panorama do ciclismo português. Enquanto praticante participou em algumas das mais famosas provas internacionais, nomeadamente, na Volta a França, Volta a Espanha, Volta a Marrocos, Paris-Nice, Paris-Roubaix, Seis Dias de Nova Iorque e Quatro Dias de Dunkerque, entre outros. A nível nacional, obteve nove títulos de Campeão Nacional, venceu por três vezes a Volta a Portugal — tendo conquistado 34 vitórias em etapas, recorde que ainda não foi ultrapassado — e muitas das provas clássicas portuguesas. Foi ainda treinador, formador, seleccionador e técnico federativo.



José Magalhães Castela é autor de vários trabalhos já publicados no âmbito da ficção e da poesia, mantendo uma colaboração esporádica em jornais e revistas especializadas, tendo igualmente produzido alguns programas radiofónicos na RDP Centro. Tendo publicado alguns títulos relativos à história do ciclismo português, A Magia do Tour, de que é co-autor, pretende dar a conhecer a participação dos corredores portugueses que tiveram o privilégio de alinhar nas diversas edições da Volta a França, indiscutivelmente um dos maiores acontecimentos desportivos a nível mundial.

Sem comentários: