segunda-feira, dezembro 15, 2008

Um livro de afectos



Numa sessão informal que recriou o ambiente das antigas tertúlias conimbricenses, realizou-se no Teatro da Cerca de São Bernardo o lançamento do livro "Espaços Perdidos - Coimbra", co-editado pelas Edições MinervaCoimbra e Ideias Concertadas.

Com uma sala cheia, participaram na sessão actores da companhia de teatro A Escola da Noite, que leram alguns dos textos que compõem a obra.

Coordenado por João Figueira, "Espaços Perdidos - Coimbra" é um regresso aos velhos cafés e teatros de Coimbra e às estórias vividas nesses espaços, desaparecidos nas últimas duas décadas. Trata-se, segundo afirmou o coordenador, de "um livro de afectos".

Arcádia, Avenida, A Brasileira, Clepsidra, Mandarim, Moçambique, Sousa Bastos e a Tasca do Pratas são os cenários escolhidos para o desfiar de um belo conjunto de textos que mostram ao leitor uma Coimbra irreverente, culta, boémia e solidária.

Da autoria de Álvaro Vieira, Graça Barbosa Ribeiro, João Mesquita, Júlio Roldão, Lídia Pereira, Marco Carvalho e Paula Carmo as estórias reconstituem as ambiências de espaços emblemáticos da história da cidade, ao mesmo tempo que recriam um tempo que marcou Coimbra e as gerações que cresceram e viveram no seu seio.

Em formato de álbum, o livro apresenta, ainda, um pequeno conjunto de ilustrações da autoria de Inês Murta, especialmente concebidas para esta obra.














Sem comentários: